2

Cruzeiro chega ao seu 11º título nacional com a conquista da Série B

Galeria de troféus coloca o time mineiro na terceira posição do ranking dos maiores campeões nacionais; relembre todas as conquistas da Raposa

01/10/2022 05:00 / atualizado em 01/10/2022 04:22
compartilhe
Cruzeiro foi campeão da Série B com seis rodadas de antecedência
foto: Staff Images/Cruzeiro

Cruzeiro foi campeão da Série B com seis rodadas de antecedência

O Cruzeiro chegou ao seu 11º título nacional com a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro desta temporada. Nessa sexta-feira (30/9), a equipe celeste contou com derrotas de Grêmio (vice-líder) e Bahia (terceiro colocado) para assegurar a taça a seis rodadas do fim da Segunda Divisão.
 
Com 71 pontos, o Cruzeiro não pode mais ser alcançado na classificação. Dias depois de confirmar o acesso à Série A em 2023, o time de Paulo Pezzolano festeja agora o título com 21 vitórias, oito empates e apenas três derrotas. O aproveitamento geral após 32 rodadas é de 74%. 

Antes da Série B, a Raposa já havia faturado quatro títulos do Brasileirão (1966, 2003, 2013, 2014) e seis Copas do Brasil (1993, 1996, 2000, 2003, 2017, 2018). A galeria de troféus coloca o time mineiro na terceira posição do ranking dos maiores campeões nacionais. 
 

História vitoriosa 

 
A primeira conquista nacional do Cruzeiro foi a Taça Brasil de 1966. Há 56 anos, a Raposa derrubou o Santos de Pelé e conseguiu seu primeiro título brasileiro. O torneio foi um marco para o futebol mineiro. Além de colocar os talentosos jogadores celestes em evidência no cenário nacional, o título inquestionável foi o passaporte do clube para sua primeira edição da Copa Libertadores, em 1967. 
 
Em 1993, foi a vez do Cruzeiro obter a inédita Copa do Brasil. O troféu da competição mata-mata foi erguido pelo então capitão Paulo Roberto Costa, em junho daquele ano, após vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Mineirão. 
 
Time do Cruzeiro em 1993: Ronaldo é o segundo agachado, da esquerda para direita
foto: Cruzeiro/Twitter/Reprodução

Time do Cruzeiro em 1993: Ronaldo é o segundo agachado, da esquerda para direita

 
Esse é considerado pelo Cruzeiro o primeiro título de Ronaldo com a camisa celeste. Hoje dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Fenômeno tinha apenas 16 anos naquela oportunidade e ainda surgia para o mundo do futebol. 
 
O primeiro bicampeonato nacional do Cruzeiro foi comemorado em 19 de junho de 1996, quando a equipe celeste conquistou a Copa do Brasil. A vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, em pleno estádio Palestra Itália, em São Paulo, consagrou uma campanha de triunfos expressivos contra Vasco (oitavas), Corinthians (quartas) e Flamengo (semifinal). 
 
E não demorou muito para o Cruzeiro comemorar outro título da Copa do Brasil. Em 2000, a Raposa enchia seu torcedor de orgulho ao conquistar o tricampeonato em uma decisão dramática contra o São Paulo. O time celeste venceu de virada, por 2 a 1, diante de mais de 85 mil pessoas no Mineirão. A partida de ida, disputada quatro dias antes, terminou empatada por 0 a 0, no Morumbi.
 

Ano 'mágico'

 
Em 2003, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo fez o que nenhum outro clube brasileiro conseguiu: venceu o Estadual, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro na mesma temporada.
 
Assim como o Mineiro, a Copa do Brasil foi conquistada de forma invicta. Na campanha do título, a Raposa eliminou Rio Branco-RS (1ª fase), Corinthians-RN (2ª fase), Vila Nova-GO (oitavas), Vasco (quartas), Goiás (semifinal) e o Flamengo (final). 
 
Cruzeiro faturou a Tríplice Coroa em 2003 ao vencer o Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileiro
foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press

Cruzeiro faturou a Tríplice Coroa em 2003 ao vencer o Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileiro

 
Na decisão, Alex desequilibrou, e o Cruzeiro chegou ao tetra do torneio. No empate por 1 a 1 no duelo de ida, no Maracanã, o camisa 10 marcou um belo gol de letra. Na volta, no Mineirão, liderada pelo craque, o clube mineiro não deu chances e venceu por 3 a 1 com gols de Deivid, Aristizábal e Luisão.
 
As duas conquistas anteriores não fizeram o time reduzir o ritmo no Brasileiro. O Cruzeiro liderou em 37 rodadas do Campeonato Brasileiro. Em 46 jogos (138 pontos possíveis), o time alcançou 100 pontos (72,46% de aproveitamento), com 31 vitórias, sete empates e oito derrotas. O São Caetano foi o único time que o Cruzeiro não superou. 
 

Bicampeonato brasileiro

 
Comandado pelo técnico Marcelo Oliveira, o Cruzeiro foi bicampeão brasileiro em 2013 e 2014. Na primeira conquista, o time celeste terminou com 76 pontos, nove a mais que o Grêmio, segundo colocado. No ano seguinte, que marcou o quarto título nacional do clube, a Raposa fez 80 pontos, dez à frente do vice, São Paulo.
 

Hegemonia na Copa do Brasil

 
Em 2017, os comandados de Mano Menezes ergueram a quinta taça ao derrotar o Flamengo nos pênaltis por 5 a 3. Na campanha vitoriosa, o clube mineiro eliminou Volta Redonda-RJ, São Francisco-PR, Murici-AL, São Paulo, Chapecoense, Palmeiras e Grêmio, respectivamente, antes de chegar à final.
 
O desfecho feliz se repetiu no ano seguinte e, dessa vez, na Neo Química Arena, em Itaquera. O Cruzeiro superou o Corinthians por 2 a 1 e levantou a taça fora de casa. Dessa vez, o clube estrelado precisou eliminar só quatro adversários, já que iniciou a disputa nas quartas de final. As vítimas celestes foram: Atlético-PR, Santos, Palmeiras e o Corinthians. 
 
Com os dois títulos em sequência, o Cruzeiro se tornou o time que mais vezes venceu o torneio nacional (seis). Grêmio (cinco) e Palmeiras (quatro) completam a lista dos mais vitoriosos.

Compartilhe