Atento ao mercado para montar o elenco para a temporada 2023, o Cruzeiro deve anunciar mais alguns reforços já no início desta semana. A expectativa é de que os jogadores que já estão praticamente acertados com o clube celeste cheguem a Belo Horizonte, realizem exames médicos na Toca da Raposa II e assinem contrato.
Desde que retornou às atividades, em 14 de dezembro, o Cruzeiro acertou a chegada de três atletas: o lateral-direito Igor Formiga, que rescindiu seu vínculo com a Ponte Preta; o volante Ramiro, que estava livre no mercado depois de sair do Corinthians; e o meio-campista Mateus Vital, que também deixou o time paulista.
Antes disso, o único reforço anunciado pela equipe celeste havia sido o zagueiro Neris, em 19 de outubro, durante a reta final da Série B do Campeonato Brasileiro.
Entre as chegadas, embora o Cruzeiro já tenha garantido que não existirá um 'pacotão' de reforços, são esperados anúncios de pelo menos sete nomes. Todos eles já têm negociações bem encaminhadas.
Wallisson
Desses, Wallisson é o jogador mais próximo do Cruzeiro. O volante de 25 anos esteve na Toca II nessa sexta-feira (16/12) acompanhado por seus representantes, passou por uma bateria de exames e assinou contrato por três temporadas. O clube aguarda apenas a documentação para oficializar o atleta.
Para fechar com o clube mineiro, Wallisson acionou a Ponte Preta, seu ex-time, na Justiça pedindo a rescisão de contrato por não pagamento de parcelas do FGTS e outros direitos trabalhistas. O atleta teve a liminar deferida a seu favor e se desvinculou da equipe paulista.
Nikão
O meia-atacante Nikão também é aguardado na capital mineira no início desta semana para fazer exames e acertar os últimos detalhes de sua transferência ao Cruzeiro. O experiente jogador de 30 anos será cedido pelo São Paulo por empréstimo de uma temporada.
Entretanto, o modelo do negócio é mantido sob sigilo pelas partes, mas comenta-se nos bastidores que o clube celeste aceitou compensar o Tricolor pelo empréstimo, que terá passe fixado ao fim do período.
Anderson
Anderson já está acertado com a Raposa desde o início de outubro. O goleiro, que pertence ao Athletico Paranaense, será o reserva de Rafael Cabral na meta celeste em 2023. Ele será emprestado pelo Furacão até o fim do Brasileirão.
Christian
Aos 21 anos, Christian perdeu espaço no Athletico-PR após passar por uma artroscopia no joelho direito. Agora, ele será emprestado ao Cruzeiro por uma temporada. Em 2022, disputou 23 jogos e marcou três gols. Em 2021, foram 53 jogos, seis gols e duas assistências.
O acerto entre as partes já havia sido antecipado por Jorge Nicola, colunista do Superesportes, no dia 10 de dezembro.
Raul Gustavo
Já Raul Gustavo tem um acordo verbal com o Cruzeiro. O zagueiro deverá ser emprestado pelo Corinthians ao clube celeste até o fim de dezembro do ano que vem. Enquanto não é anunciado na equipe mineira, ele segue treinando no CT Joaquim Grava, em São Paulo.
Em 2022, o defensor de 23 anos disputou 33 jogos e marcou quatro gols.
Matheus Davó
Assim como foi o caso de Mateus Vital, Matheus Davó é outro que rescindirá com o Corinthians para assinar com o Cruzeiro. Embora seus direitos sejam do clube paulista, o atacante disputou a última Série B emprestado ao Bahia. Em 2022, foram 52 partidas, 12 gols e seis assistências.
Wesley
O caso mais complexo é de Wesley. O atacante tem contrato com o Palmeiras até dezembro de 2025, mas está próximo de ser negociado pelo clube paulista. O Cruzeiro é o principal candidato no páreo para adquirir 50% dos direitos econômicos do jogador. No entanto, a ideia inicial da Raposa era conseguir um empréstimo.