2

Cruzeiro: quem é Ruan Índio, atacante de 16 anos que tem treinado com Pepa

Jovem promessa tem média de gols impressionante no sub-17 da Raposa, atua também no sub-20 e é carrasco do Atlético-MG

27/06/2023 12:22 / atualizado em 27/06/2023 12:38
compartilhe
Ruan Índio tem treinado no time principal do Cruzeiro nos últimos dias
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Ruan Índio tem treinado no time principal do Cruzeiro nos últimos dias

Nos últimos dias uma das maiores esperanças para o futuro do Cruzeiro tem treinado com o time principal da equipe celeste. Se trata do atacante Ruan Índio, de 16 anos, um dos destaques das categorias de base da Raposa.
 
 
 

Apesar da pouca idade — Ruan Silva Fonseca completará 17 anos em agosto —, o atacante atua frequentemente pelo time sub-20 do Cruzeiro. Atualmente, o jogador não é titular, pois enfrenta a dura concorrência de Arielson, dois anos mais velho, mas frequentemente entra em campo, quase como um 12º jogador — sendo utilizado sempre depois do intervalo — e costuma deixar seus golzinhos.

Em 2023, Ruan Índio disputou 19 jogos pelo Cruzeiro, marcando doze gols e dando três assistências, uma média que se aproxima de uma participação direta em gol por partida.

Foram três jogos pelo Cruzeiro sub-17, nos quais Ruan fez seis gols. Pelo sub-20, foram 16 partidas, com seis gols e três assistências.

A jovem promessa tem contrato com o Cruzeiro até 2026. A última extensão do vínculo de Ruan Índio aconteceu em maio passado.
 

Novo Vitor Roque?


A trajetória de Ruan Índio nas categorias de base do Cruzeiro lembra a de Vitor Roque, destaque precoce do time celeste que deixou Belo Horizonte para assinar com o Athletico-PR, em negociação polêmica no ano passado, e que hoje é especulado no Barcelona.

Assim como Roque, Índio se destacou precocemente, jogando em uma categoria acima da destinada a atletas de sua idade. Outra característica é o bom desempenho contra o rival Atlético-MG. Em dois anos pelo time sub-17, Ruan Índio anotou nove gols em seis partidas contra o rival alvinegro, tendo ficado sem marcar em apenas um clássico.
 
 
 
 

Assim como Vitor Roque, o faro de gol de Ruan Índio chama a atenção. O jogador tem um bom domínio da área e costuma ser preciso nas finalizações.

Por outro lado, enquanto o atacante do Athletico-PR é mais baixo e costuma atuar saindo da área, Índio é bem alto e joga mais como “um nove clássico”. Isso não significa que ele não saiba o que fazer distante do gol, mas seu poder aéreo faz com que seja uma valiosa arma entre os zagueiros.


Compartilhe