2

Revelado pelo Cruzeiro, atacante é o terceiro artilheiro do Brasil em 2023

Superando nomes como Gabigol e Róger Guedes, e empatado com Hulk, jovem de 22 anos fez ótimo primeiro semestre

04/07/2023 10:12 / atualizado em 04/07/2023 10:22
compartilhe
Atacante recebeu poucos minutos com a camisa do Cruzeiro e deixou o clube para prosseguir sua carreira em outras equipes
foto: André Jonsson - OFEC

Atacante recebeu poucos minutos com a camisa do Cruzeiro e deixou o clube para prosseguir sua carreira em outras equipes

Vivendo problemas com seus atacantes em 2023 —- Gilberto e Henrique Dourado passam por má fase —, o Cruzeiro vê alguns dos centroavantes revelados por sua categoria de base fazerem boa temporada por outros clubes. Enquanto Thiago, de 22 anos, se destacou no Ludogorets, da Bulgária, e foi vendido por cifras milionárias ao futebol belga, Vinicius Popó, também de 22 anos, que defende o Operário-PR, é o terceiro maior artilheiro do Brasil no ano.
 
 
 
 

O atacante, que surgiu como uma das grandes promessas da base celeste e fazia dupla de ataque com Thiago no time sub-20 do Cruzeiro, já marcou 21 gols em 2023. Foram 18 tentos pelo Capivariano, na Série A3 — terceira divisão — do Campeonato Paulista e três pelo Operário, na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.

Vinicius Popó disputou 30 jogos na temporada, o que faz sua média de gols ser de 0,86 por partida, números excelentes.
 
 
 

No ranking de artilheiros, Vinicius Popó perde apenas para Germán Cano, do Fluminense, que tem 26 gols, e Pedro, do Flamengo, que marcou 21 vezes. O ex-Cruzeiro está empatado com grandes nomes como Hulk, do Atlético-MG, Vitor Roque, também revelado na Raposa, Tiquinho Soares, do líder do Brasileirão, Botafogo.

Ele fica à frente, ainda, de nomes badalados, como os de Róger Guedes, do Corinthians, e Gabigol, do Flamengo.

Veja o top 10 de artilheiros do Brasil em 2023


  • Germán Cano (Fluminense) - 26 gols
  • Pedro (Flamengo) - 25 gols
  • Vinicius Popó (Operário-PR) - 21 gols
  • Vágner Love (Sport) - 21 gols
  • Tiquinho Soares (Botafogo) - 21 gols
  • Vitor Roque (Athletico-PR) - 21 gols
  • Hulk (Atlético-MG) - 21 gols
  • Luciano Juba (Sport) - 19 gols
  • Róger Guedes (Corinthians) - 18 gols
  • Gabigol (Flamengo) - 17 gols

A carreira de Vinicius Popó


Vinicius Popó surgiu na base do Cruzeiro como uma das grandes promessas da última década. Com faro de gol apurado, o jogador se notabilizou por marcar mais de 100 gols na base da Raposa.

Apesar dos números, Popó teve pouquíssimas chances no profissional do Cruzeiro, tendo atuado em cinco jogos no ano de 2019 e três em 2020. Em todos os jogos, ele saiu do banco de reservas. Num total, foram 105 minutos jogados, nenhum gol marcado e uma assistência dada.

Sem chances no Cruzeiro, Popó passou por alguns empréstimos. Em 2020 e 2021 atuou pelo Sport, sendo que em 2021 também jogou pelo Goiás. O centroavante não teve muitas chances em nenhuma das equipes. Ele então deixou o time celeste de forma definitiva em 2022, para assinar com o Azuris-PR. De lá, foi emprestado para o Betim e Fortaleza.

Sem sucesso nas equipes, Vinicius Popó desembarcou em São Paulo para disputar o Paulistão A3 2023 pelo Capivariano, ajudando o clube na conquista do título da competição. Em seguida, o atacante foi cedido ao Operário-PR, que disputa a Série C do Brasileirão. O clube paranaense é o terceiro colocado na tabela.


Compartilhe