2

Galtier detido: entenda a grave acusação de racismo contra técnico do PSG

Treinador foi detido nesta sexta-feira (30) e está sob custódia da polícia francesa

30/06/2023 09:41 / atualizado em 30/06/2023 10:15
compartilhe

Galtier não vai ficar no PSG na próxima temporada
foto: Iconsport

Galtier não vai ficar no PSG na próxima temporada

 

O francês Christophe Galtier, técnico do PSG, foi detido nesta sexta-feira (30), na França, para prestar esclarecimentos sobre supostas falas racistas. Ele foi acusado por Julien Fournier, ex-diretor de futebol do Nice, em abril. O filho do treinador, John Valovic-Galtier, também está detido. Ambos estão sob custódia policial em Nice, segundo a AFP.

 

Galtier teria reclamado de "ter tantos negros e muçulmanos no Nice". De acordo com a acusação do dirigente, o filho do técnico também reclamou de ter uma "equipe de escória". O francês trabalhou no clube entre 2021 e 2022. Em julho do ano passado, foi contratado pelo PSG, ainda antes das acusações.

Por que técnico do PSG foi detido?

A Justiça abriu uma investigação contra Galtier em abril, mesmo mês em que as acusações surgiram. Ele é suspeito de discriminação racial e/ou religiosa. A denúncia feita por Julien Fournier foi veiculada pela imprensa no dia 12 daquele mês.

 

 

 

O jornalista Romain Molina e o "After-Foot", do "RMC Sport", mostraram e-mails do dirigente à INEOS, empresa que é dona do Nice. Nas mensagens, o diretor revelava as supostas falas racistas.

 

- Christophe Galtier veio ao meu gabinete e respondeu que eu tinha de ter em conta a realidade da cidade, e que não podíamos ter tantos negros e muçulmanos no Nice. Ele disse que tinha de perceber que a equipe não correspondia à cidade ou ao que as pessoas pediam - dizia uma das mensagens de Fournier.

 

No mesmo e-mail, foi relatada uma conversa do dirigente com John Valovic-Galtier, filho do técnico.

 

- Perguntei o que se passava e ele me explicou que a equipe não era como ele, que não podíamos continuar assim. Pedi que me apoiasse no que dizia para o compreender melhor e ele me disse: você construiu uma equipe de escória. [...] Pedi-lhe para ser mais preciso e acrescentou: só há negros e metade da sua equipe está na mesquita às sextas-feiras à tarde.

 

A saída de Galtier do clube não aconteceu de forma amigável. Quando voltou ao estádio do clube, já pelo PSG, foi recebido de maneira hostil pela torcida, que ergueu uma faixa insultando a mãe do treinador.

 

Galtier comandou o PSG contra o Nice em abril deste ano
foto: Iconsport

Galtier comandou o PSG contra o Nice em abril deste ano

 

 

— Se eu explicar as verdadeiras razões que nos levaram a brigar, Christophe Galtier nunca mais entrará em um vestiário na França e na Europa. São coisas que me tocam profundamente — disse Fournier. 

O que diz Galtier?

Tanto Galtier quanto o filho negam a acusação. A investigação começou dentro do próprio Nice, com a polícia ouvindo depoimentos do atual técnico, Didier Digard, e jogadores do elenco.

 

O PSG ainda não se pronunciou sobre o caso. 

Galtier vai ficar no PSG?

O técnico francês ainda tem um ano de contrato com o PSG, mas não vai ficar no clube. A diretoria decidiu demitir o treinador e a rescisão deve ser anunciada nos próximos dias. O favorito para assumir o cargo, segundo o jornalista Fabrizio Romano, é o espanhol Luis Henrique.

 


Compartilhe