Futebol Nacional

SPORT

Sport encara o Botafogo-SP fora de casa para ficar a uma vitória do retorno à elite

Leão está perto de garantir o acesso e, passando pela Pantera nesta quarta, pode conquistá-lo domingo na Ilha sem depender de outros resultados

postado em 13/11/2019 07:30 / atualizado em 13/11/2019 08:38

(Foto: Tarciso Augusto/ DP Foto)
O Sport fez a sua parte contra o Criciúma no último sábado. Mas o começo da rodada seguinte não foi como desejado. A vitória do América-MG contra o Cuiabá impediu que um possível acesso acontecesse já hoje diante do Botafogo-SP, às 21h30, fora de casa. Mas nada com que perder o sono. O acesso está cada vez mais próximo. Pode-se dizer que a equipe rubro-negra jogará pela plena dependência. Em caso de vitória, hoje, poderá confirmar o acesso domingo, na Ilha do Retiro, contra o Vila Nova sem esperar por outros outros resultados.

O Sport entra em campo também para quebrar o seu maior jejum fora de casa na competição, já que está há cinco jogos sem vencer longe de Recife - a última foi contra o Londrina, no dia 24 de setembro. No quesito visitante, aliás, o Leão é a sexta melhor equipe, com 24 pontos em 17 partidas - totalizando 41% de aproveitamento.

Se o contexto da classificação soa favorável nesta reta final da Série B, dentro de campo o Sport terá problemas importantes para o confronto. Além dos quatro desfalques, o técnico Guto Ferreira tem uma dúvida: trata-se do lateral direito Norberto, que apresentou CK alto (sigla que significa ‘creatina kinaze’, enzima cujo nível revela o grau do desgaste do atleta) e deve ser poupado. 

O defensor, aliás, nem viajaria a Ribeirão Preto, mas juntou-se à delegação de última hora por conta da saída de Bruno Peres - contratado com grande expectativa, o lateral que pertence a Roma-ITA jogou apenas 14 minutos em 47 dias pelo clube. De acordo com o diretor Nelo Campos, o término do vínculo com o atleta deu-se em ‘comum acordo’, mas nos bastidores especula-se que Bruno deixou o clube por motivos extracampo.

Com Norberto incerto, sabe-se que Sander (com desgaste físico), Charles (suspenso), Leandrinho e Pedro Carmona (dores musculares), além de Hernane (fora da temporada por uma fratura no rosto) não serão opções para o duelo. A boa notícia, no entanto, fica pelo retorno de Yan entre os relacionados - o atacante não atua há sete partidas.

Para as respectivas vagas, Guto deve optar por Raul Prata na lateral direita, Guilherme Lazaroni na lateral esquerda (não atua desde 29 de julho), Yago de volante, Leo Artur no meio e Elton no comando do ataque. Assim, são cinco mudanças em relação ao time que venceu o Criciúma no último sábado.

"Jogo importante, difícil, fora de casa. Temos algumas trocas que foram necessárias fazer, mas isso não tirou a motivação, o nível de confiança da equipe. E a gente espera que possamos fazer um grande jogo, todo mundo se mostrar importante dentro do processo e que a gente possa levar para a Ilha do Retiro a condição de realmente fechar a participação com acesso”, projetou o treinador rubro-negro.

Como vem o Botafogo-SP
A Pantera sofreu um balde de água fria na competição. Em casa, perdeu o último jogo para o Bragantino e viu as chances de acesso diminuírem. Com 47 pontos em 10º lugar, enfrenta também um pequeno jejum atuando no estádio Santa Cruz, já que não vence há quatro partidas como mandante. Para o confronto, o técnico Hemerson Maria não terá à disposição o atacante Rafael Costa. 

Ficha do jogo
Botafogo-SP
Darley; Lucas Mendes, Luiz Otávio, Didi, Pará; Pablo, Marlon Freitas, Nadson; Felipe Saraiva, Bruno Moraes e Murilo Henrique. Técnico: Hemerson Maria

Sport
Luan Polli; Raul Prata (Norberto), Adryelson, Rafael Thyere, Guilherme Lazaroni; Willian Farias, Yago, Léo Artur; Guilherme, Élton e Hyuri. Técnico: Guto Ferreira

Local: Estádio Santa Cruz
Hora: 21h30
Árbitro: Rafael Traci-SC
Assistentes: Helton Nunes-SC (1) e Johnny Barros de Oliveira-SC (2)