Futebol Nacional
None

CORONAVÍRUS

Governo segue sem liberar volta do futebol em PE, mas terá reunião com FPF essa semana

De acordo com secretário de saúde André Longo, governo está atento à demanda do futebol, mas retorno dos jogos segue sem data prevista

postado em 07/07/2020 17:44 / atualizado em 07/07/2020 19:30

(Foto: Reprodução)
O compasso de espera continua. Após mais uma entrevista coletiva nesta terça-feira, o Governo de Pernambuco mais uma vez não autorizou a volta dos jogos de futebol no estado. O posicionamento frustra mais uma vez os planos da Federação Pernambucana, que visava retomar o Campeonato Estadual já no próximo domingo. A competição está paralisada desde o dia 16 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Mas o cenário pode mudar. De acordo com o secretário de saúde, André Longo, ainda esta semana, haverá uma reunião das autoridades de saúde do estado com o presidente FPF, Evandro Carvalho, para se tentar encontrar uma possível data para o retornos dos jogos de futebol em Pernambuco. O mandatário da federação já informou que assim que o governo autorizar a volta dos jogos, a entidade divulgará a tabela do Estadual em 24 horas.

“Temos mantido contato com o presidente Evandro e deveremos ter uma reunião no decorrer dessa semana para ouvir as angústias da FPF. Temos sensibilidade para o tema futebol, tanto que já liberamos os treinos. Sabemos que existe o problema do calendário e vamos trazer isso à mesa. Vamos sentar e tentar encontrar um denominador comum para o retorno dos jogos com segurança, obviamente sem público nos estádios. Vamos ter essa reunião com o presidente da federação para apontar uma data para o retorno do calendário do futebol no estado”, afirmou o secretário André Longo

A pressa da FPF no retorno dos jogos se justifica. Isso porque os prazos para a conclusão do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste estão se esgotando. No último domingo, em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da CBF, Rogério Caboclo reforçou a intenção de iniciar as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro nos dias 8 e 9 de agosto. A ideia é que, até lá, todas as competições ainda em aberto sejam concluídas.

Restam ainda cinco datas para a conclusão do Campeonato Pernambucano (última rodada da fase classificatória, quartas de final, semifinal e decisão, em dois jogos), e também cinco datas para o término da Copa do Nordeste (com a sequência de partidas idêntica a do Estadual). 

Com relação ao Regional, a CBF já oficializou que todos os confrontos restantes serão disputadas em sede única, com Salvador sendo apontada nos bastidores como a favorita. No entanto, também ainda não há liberação para a volta do futebol na Bahia. Mesmo assim, o prazo especulado para o retorno do torneio é o próximo dia 18, o que choca com datas que seriam reservadas também para a disputa do Campeonato Pernambucano, caso o governo autorize na próxima semana a volta aos jogos.