2

Suárez muda patamar do Grêmio muito além dos gols; veja bastidores

Em cinco meses, atacante vira exemplo de conduta no elenco e alavanca quadro social e negócios do clube

23/05/2023 06:00 / atualizado em 22/05/2023 23:24
compartilhe

Suárez muda o patamar do Grêmio muito além dos gols
foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Suárez muda o patamar do Grêmio muito além dos gols

 
Golaço contra o Cruzeiro. Golaço (de novo) na vitória no Gre-Nal. Gol de título no Gauchão. O campo salta aos olhos como prova cabal e definitiva do impacto de Luis Suárez para o Grêmio.
 
Mas acredite: os gols são apenas uma parcela – muito significativa, diga-se – de como o uruguaio mudou o patamar do clube em todas as instâncias. Inclusive, nas palavras do maior ídolo:
 

"Ele é muito trabalhador e competitivo. Sempre puxando nos treinos, dá o máximo em cada atividade. Com ótimo astral, brinca com todos. É humilde, de grupo. Sem estrelismos. Ele tem consciência, por outro lado, da importância para o clube".

 
  
A voz de Renato Gaúcho ganha coro em todos os relatos colhidos pelo Superesportes sobre como Suárez impacta o dia a dia do Grêmio. O uruguaio espanta pelo profissionalismo e puxa a fila para elevar o nível de entrega de todos no elenco. 

O atacante é tido por todos como profissional de trato fácil. Humilde para se colocar em pé de igualdade com os companheiros de grupo. Mas ao mesmo tempo ciente do tamanho que tem como quinto maior artilheiro em atividade no mundo.
 
Esse, aliás, é o principal ponto de consenso entre as fontes consultadas pela reportagem. Suárez entende o tamanho de sua contratação para o Grêmio. Por isso, é proativo e está sempre solícito para participar das ações de marketing, comunicação e parcerias do clube no mercado.
 

Luis Suárez pelo Grêmio

23 jogos
14 gols
6 assistências
Média de 0,6 gol/jogo
Participa, em média, de 0,86 gol/jogo

 
Suárez alavanca quadro social e negócios 

O Grêmio ultrapassou na última sexta-feira (19) a marca histórica de 100 mil sócios. Trata-se de uma meta da diretoria, alcançada a partir do lançamento da campanha "O Grêmio te convoca", em janeiro. Mas dias antes, o impacto da chegada de Suárez já refletia no quadro social do clube.
 
O Tricolor registrou 40 mil novos associados desde a contratação do uruguaio, nos últimos dias de 2022. O número de camisas celeste vendidas pelo clube beira as 13 mil unidades.
 
A exposição da marca do clube no mundo, claro, aumentou. Mas o impacto local se percebe nas arquibancadas da Arena. O estádio recebeu quase 500 mil torcedores em 15 eventos no ano – contando também a apresentação do jogador. A média de público ultrapassa as 30 mil pessoas. 
 

Efeito Suárez

  • 40 mil novos associados em 2023;
  • Média de 32.518 torcedores na Arena;
  • Quase 13 mil camisas celestes vendidas;
  • Maior exposição da marca do clube;
  • Novos negócios, parceiros e patrocinadores 
 
Mas o papel do uruguaio nos negócios do Grêmio não se resumem apenas no uso de sua imagem. O próprio Suárez tomou a frente para se colocar à disposição como "chamariz" do clube para novas oportunidades.
  
O Superesportes apurou que o próprio camisa 9 telefonou para o vice de futebol Paulo Caleffi para se colocar à disposição para participar de conteúdos comerciais que pudessem atrair parceiros para o tricolor. Foi assim que o Grêmio fechou uma parceria para fretar os voos durante a temporada.
 
Em outro momento, a agenda de treinos impossibilitou que Suárez participasse de uma ação de divulgação de uma nova patrocinadora do clube. O jogador se desculpou e tratou de se redimir.
 
Ele próprio mobilizou os companheiros Bitello, Kannemann e Cristaldo para participar da gravação de um conteúdo publicitário. O vídeo foi gravado durante uma viagem para um jogo da Copa do Brasil (veja o vídeo abaixo).
 
 
 

Atacante puxa a fila nos treinos e vira exemplo 

Suárez deu uma amostra inicial de profissionalismo aos funcionários do Grêmio logo no primeiro dia em que botou pés no CT Luiz Carvalho.  Em meio à bateria de exames e avaliações físicas, o atacante disse que estava à disposição para gravar todos os conteúdos necessários para redes sociais e campanhas de sócios.
 
O impacto nos treinamentos também foi imediato. Os relatos são de que o centroavante de 36 anos puxa a fila nos trabalhos físicos. É um dos primeiros a chegar ao CT e costuma ficar até mais tarde. E nunca reclama da carga de atividades, sem questionamentos mesmo com os anos de bagagem na Europa.
 
https://publish.twitter.com/?query=https://twitter.com/Gremio/status/1660468480506839040&widget=Tweet
 
 
O uruguaio assumiu de vez a braçadeira de capitão antes vestida por Kannemann há pouco tempo. Mas exerce liderança no grupo desde que chegou. Saiu em defesa, por exemplo, de Thiago Santos nas redes sociais depois de o volante ser vaiado em uníssono na Arena na semifinal do Gauchão.
 
Nos treinos, a influência fica ainda mais evidente. O atacante costuma se aproximar dos garotos com palavras de motivação e conselhos durante as atividades. Um dos zagueiros jovens do elenco disse ao Superesportes que Suárez também impressiona e é "impossível de marcar" durante as atividades.
 
O uruguaio foi anunciado como reforço do Grêmio no final de dezembro. Suárez assinou contrato com o clube até o fim de 2024. Até o momento, são 14 gols e seis assistências em 23 jogos pelo clube. 

Compartilhe