2

'Eu reinventei o Grêmio': o que explica a frase ousada de Renato Portaluppi

Tricolor mudou a maneira de jogar no meio da temporada

06/06/2023 06:00 / atualizado em 06/06/2023 01:42
compartilhe

Renato fez mudanças importantes no time do Grêmio
foto: Iconsport

Renato fez mudanças importantes no time do Grêmio

 

O novo esquema do Grêmio mudou hierarquias no plantel e principalmente a característica de jogo da equipe. Neste momento, o time do técnico Renato Portaluppi conta com "12 titulares" e é pensado de acordo com o adversário e o local da partida.

 

O treinador gremista não mudou apenas o desenho tático do Grêmio, colocando três zagueiros na equipe. Segundo o próprio técnico e também o zagueiro Bruno Alves, houve mudança no estilo e no modo de jogo.

 

- Eu reinventei o Grêmio. Quem não tem cão, caça com gato – disse o treinador, recentemente.

 

A posse de bola e a velocidade, que agradam Renato, foram deixadas de lado e substituídas por marcação e intensidade.

 

- Todo mundo estava acostumado a ver o time com posse de bola e aproximação, mas o campeonato está pedindo cada vez mais entrega e intensidade – disse Bruno Alves, numa tentativa de explicar a tal reinvenção.

 

Bruno Alves tem sido um dos principais jogadores do sistema defensivo gremista
foto: Iconsport

Bruno Alves tem sido um dos principais jogadores do sistema defensivo gremista

 

Renato ainda quer reforços 

 

A falta de um atacante com características de velocidade e drible, algo que Renato tanto pede para a diretoria, foi o principal fator para o treinador repensar o time do Grêmio.

 

A ideia de posse de bola deu resultados positivos durante o Gauchão, mas deixou a desejar nas competições nacionais. O esquema com dois zagueiros, tendo um trio de meias, deixou o time lento e com pouco poder de marcação.

 

 

 

O novo jeito de o Grêmio atuar é pensado de acordo com o adversário e o local da partida. Renato diz que o novo sistema pode ser ofensivo ou defensivo, dependendo do que ele pedir para os jogadores. A equipe, inclusive, conta com 12 “titulares”.

 

Nas partidas da Arena, onde a ideia é propor jogo e atacar mais do que defender, os laterais viram alas, e o meia Cristaldo inicia e ganha importância no esquema.

 

Nas partidas fora de casa, contra adversários mais qualificados e que atacam mais, a ideia é priorizar a marcação. Desta forma, os laterais avançam menos e o jovem Cuiabano vira titular na vaga de Cristaldo.

 

Grupo de jogadores se adaptaram ao novo modo de atuar
foto: Iconsport

Grupo de jogadores se adaptaram ao novo modo de atuar

 

 

O sistema atual do tricolor ainda conta com jogadores que antes recebiam poucas oportunidades, casos do zagueiro Bruno Uvini, do lateral-esquerdo Cuiabano e do volante Milla.  

 

Por outro lado, alguns atletas perderam espaço. Jogadores que não reúnem as características necessárias para encaixar nos novos pedidos de Renato. Casos do volante Lucas Silva, dos meias Vina e Nathan e do atacante Zinho.  

 

Apesar de tantas mudanças e do sucesso com resultados positivos, Renato não garante a sequência para o esquema até o final da temporada. O treinador aguarda a chegada de jogadores na janela de transferências, com a ideia de voltar a jogar da maneira que mais gosta, com dois zagueiros, posse de bola e pontas rápidos.

 


Compartilhe