None

CRUZEIRO

Há mais de um ano sem jogar, Henrique tem futuro indefinido no Cruzeiro

Volante de 36 anos segue no departamento médico em recuperação de cirurgia no joelho direito

postado em 27/11/2021 10:00 / atualizado em 27/11/2021 13:39

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Oitavo atleta que mais vestiu a camisa do Cruzeiro , com 524 jogos, Henrique não disputa uma partida há mais de um ano, quando esteve em campo na derrota por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa, no Mineirão, em 8 de outubro de 2020, pela 14ª rodada da Série B. Depois disso, o camisa 8 lesionou o joelho direito e até hoje segue em tratamento.

Ao Superesportes , o técnico Vanderlei Luxemburgo foi direto ao ser perguntado sobre os planos para o atleta.  “Ele está em fase final de recuperação. É deixar recuperar e ver o que vai acontecer. Se tiver que continuar com a gente, continua. Se não tiver, temos que ser práticos. Não adianta ficar mentindo aqui. É deixar recuperar e ver o que vai acontecer”.

  • Assista à entrevista gravada com Luxemburgo na quinta-feira (25/11). Na ocasião, o treinador ainda não havia renovado o seu contrato com o Cruzeiro


No período de ausência dos gramados, Henrique passou por três cirurgias na cartilagem do joelho direito. A mais recente, em agosto de 2021, teve como objetivo otimizar a cicatrização da lesão. Diariamente, o meio-campista comparece à Toca da Raposa, onde é acompanhado por profissionais de saúde do clube.

Na Série B de 2021, Adriano e Lucas Ventura se estabeleceram como dupla de volantes do Cruzeiro. Ambos têm em comum a facilidade na condução de bola e a capacidade de driblar adversários em momentos de aperto. Individualmente, o primeiro é melhor no passe, enquanto o segundo se destaca nos desarmes.

Como o Cruzeiro deve reforçar o elenco com outros jogadores de meio-campo, a concorrência para Henrique tende a ficar ainda mais forte em 2022. Todavia, o contrato dele, que se encerra em dezembro de 2021, precisa ser prorrogado pelo período suficiente para a volta às atividades com bola.

Em junho de 2020, Henrique sofreu um acidente no Mirante do Jatobá, na estrada para o distrito de Casa Branca, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O carro que ele dirigia, um modelo Land Rover, caiu de um penhasco e capotou várias vezes em uma descida de aproximadamente 200 metros. Apesar da gravidade, o jogador não sofreu fraturas e foi resgatado somente com escoriações.

Em anos anteriores, Henrique se notabilizou por ser o capitão do Cruzeiro no bicampeonato da Copa do Brasil, em 2017 e 2018. Nos seus melhores momentos, ganhou destaque pela qualidade no posicionamento e pelo bom aproveitamento em passes, além de fazer gols em chutes de fora da área e finalizações de cabeça.

Ao todo, Henrique tem dez títulos oficiais pelo Cruzeiro: dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014), duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e seis Campeonatos Mineiros (2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019). Em 524 partidas, marcou 27 gols.

Após o rebaixamento do clube, em 2019, o camisa 8 foi emprestado ao Fluminense no primeiro semestre de 2020, porém alegou problemas particulares e pediu para retornar a Belo Horizonte. Pelo tricolor carioca, participou de sete jogos.

Tags: entrevista Cruzeiro destaque Luxemburgo serieb Henrique interiormg futnacional mercadobola