None

MINEIRÃO

Autoridades negociam solução para vagas de estacionamento no entorno do Mineirão

Estacionamentos clandestinos ao redor do estádio devem ser legalizados pela prefeitura, e vagas nas ruas do entorno do Mineirão podem ser liberadas pela BHTrans

Sidney Lopes/EM/D.A Press

A dificuldade do torcedor mineiro de chegar com conforto ao novo Mineirão pode estar perto de ser solucionada. Nesta terça-feira, uma audiência pública na Câmara Municipal discutiu alternativas de estacionamento para os torcedores nos arredores do estádio. Participaram do encontro representantes de Atlético, Cruzeiro, Minas Arena, BHTrans, Polícia Militar, associação dos estacionamentos da Pampulha, além de vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da capital.

A pauta foi a regularização dos estacionamentos privados da região, que atualmente são ilegais. Ficou definido que será criada uma comissão permanente para viabilizar a legalização junto à prefeitura desses estabelecimentos em dias de jogos. Além disso, a BHTrans estudará a possibilidade de liberar as vagas nas ruas ao redor do estádio.

Os primeiros testes com o estacionamento liberado nas ruas estão previstos para os jogos entre Cruzeiro e Coritiba, no dia 27, às 18h30, e Cruzeiro e Grêmio, em 4 de outubro, às 16h. Os motoristas poderão parar os veículos ao lado do canteiro central da Avenida Abrahão Caram, na Avenida C e na Avenida Coronel Oscar Paschoal.

”Estamos avançando. O estacionamento no entorno do Mineirão ainda não está liberado. O que tivemos hoje foi uma discussão interessante, que pautou a regularização dos estacionamentos privados da região”, ressaltou o vereador Pedro Patrus (PT).

“São 54 estacionamentos no entorno do Mineirão que comportam 3,5 mil veículos. Todos eles funcionam clandestinamente. Por isso, vamos formar uma comissão para regulamentar esses locais, para que possam atuar com segurança, passarem por fiscalização, pagarem impostos e agir dentro da lei”, completou o vereador Leo Burguês (PSL), que revelou ainda que há uma tentativa de acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para utilizar as vagas do Centro Esportivo Universitário (CEU).

“Vamos procurar representantes da Universidade para discutir este assunto. Lá, temos mais de mil vagas que podem ser disponibilizadas para os torcedores. Provavelmente, iremos fazer uma visita técnica junto com representantes de Atlético e Cruzeiro para estudar essa possibilidade”, afirmou Burguês.

Parceria do Cruzeiro com estacionamentos

Assim que os estacionamentos no entorno do Mineirão forem legalizados, o Cruzeiro pretende formalizar uma parceria com esses estabelecimentos. As 3,5 mil vagas serão comercializadas antecipadamente por meio do aplicativo de celular do Sócio do Futebol, programa de sócio-torcedor do clube.

”A partir dessa legalização, o Cruzeiro teria a possibilidade de fazer um acordo com esses estacionamentos. O torcedor que for ao Mineirão poderá reservar sua vaga de forma antecipada, ele já chegaria direto no estacionamento onde comprou sua vaga. Os donos dos estabelecimentos se tornariam parceiros oficiais do Cruzeiro Esporte Clube e ganhariam em divulgação”, detalhou Bernardo Mota, gerente do programa de Sócio do Futebol.

Segundo o dirigente cruzeirense, os preços dos estacionamentos podem variar conforme a distância do local até o estádio. O sócio-torcedor também deverá ter a possibilidade de comprar seu lugar no estacionamento pagando mensalidades, anuidades, ou outros pacotes que serão ofertados pelo clube.

“Se todas as quase 4 mil vagas desses estacionamentos forem ocupadas, e as outras 3 mil vagas do Mineirão também, teremos aí cerca de 28 mil torcedores contemplados, considerando que os veículos cabem quatro pessoas. Essa já é nossa média de público no Mineirão desde a reinauguração. Resolveremos o problema de 80% dos nossos jogos”, analisou Mota.

Segundo o site oficial da Minas Arena, atualmente o Mineirão conta com 2.925 vagas de estacionamento. Nos últimos jogos, a concessionária já comercializou parte desse espaço antecipadamente pela internet.

Atlético apenas acompanha discussão

Como utiliza o Mineirão esporadicamente, o Atlético acompanha a situação a distância. A assessoria de imprensa do Galo informou que, ao contrário do Cruzeiro, não pretende por enquanto firmar parceria com os estacionamentos no entorno do estádio. O clube não é contra as ações. Nesta terça, o representante alvinegro na audiência foi o coronel José Guilherme do Couto, chefe de segurança do Atlético.

Sidney Lopes/EM/D.A Press

Tags: atleticomg cruzeiroec mineirão seriea