None

CAMPEONATO MINEIRO

Em clássico esvaziado por desfalques, Atlético e Cruzeiro duelam pela liderança do Estadual

Arquirrivais mineiros se enfrentam neste domingo, às 11h, no Independência

postado em 26/03/2016 20:00 / atualizado em 26/03/2016 22:14

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

O clássico entre Atlético e Cruzeiro, neste domingo, às 11h, poderia contar com jogadores das seleções uruguaia, equatoriana e olímpica do Brasil. No entanto, a Federação Mineira de Futebol agendou a principal partida do Campeonato Mineiro para um período de datas Fifa. Assim, os arquirrivais se enfrentam no Independência sem alguns de seus principais destaques.

Líder do Estadual, o Cruzeiro não contará com De Arrascaeta e Alisson, convocados para as seleções uruguaia e olímpica. A equipe sub-23 do Brasil foi responsável também por tirar Douglas Santos e Clayton do Atlético. A equipe alvinegra perdeu também Cazares e Erazo para a Seleção Equatoriana.

Se não bastassem os desfalques gerados por compromissos de seleções, o Atlético sofre com lesões. Goleiro titular da equipe comandada por Diego Aguirre, Victor foi submetido a uma artroscopia no joelho direito. Seu reserva imediato, Giovanni sofreu uma pancada na cabeça que resultou em várias fraturas na face, obrigando-o passar por cirurgia. Assim, Uilson, de 21 anos, estreará no clássico. Esta será apenas a quarta partida do jovem arqueiro como profissional.

As lesões tiraram ainda Dátolo e Patric do clássico. Apesar dos vários desfalques, Diego Aguirre não escondeu a escalação. Tiago substituirá Erazo na zaga, enquanto Carlos César atuará improvisado na lateral esquerda. Para formar quarteto ofensivo com Luan, Robinho e Lucas Pratto, o treinador uruguaio optou por Hyuri.

“Sinceramente, não estou com dúvidas. Se tivesse todos (os jogadores), talvez teria mais dúvidas. Com os que estão nas seleções e os que estão machucados, eu teria mais opções. Estamos nos organizando para esse jogo pensando em nossas forças. Jogamos em casa e temos a necessidade de ganhar. Então, não tenho dúvidas e estou com confiança que o time pode mostrar bom futebol”, comentou Aguirre.

Enquanto o treinador do Atlético não esconde a escalação, Deivid fez mistério. O comandante do Cruzeiro orientou dois treinamentos fechados na Toca da Raposa II. As dúvidas são em relação aos substitutos de Alisson e De Arrascaeta. Elber é forte candidato a herdar uma dessas vagas. Para a outra, Deivid tem diversas alternativas, mas as principais opções são Allano e Matías Pisano.

“Não é nem mistério. A gente pensou em colocar para vocês acompanharem aquecimento e, depois, ficarmos mais à vontade para jogadas ensaiadas, para gritar mais em campo. Por causa disso, achamos melhor ficarmos mais à vontade. Isso não quer dizer que vamos ganhar. Isso é mais para ficarmos à vontade, treinarmos algumas opções”, justificou o treinador cruzeirense.

O Cruzeiro defende a liderança do Campeonato Mineiro, com três pontos de vantagem sobre o Atlético. Apesar de ser possível manter essa distância com um empate, Deivid assegura que buscará uma vitória no Independência. Caso o vencedor seja o Galo, o time alvinegro assumirá a ponta da tabela por ter maior saldo de gols.

A principal aposta atleticana para um triunfo está em Robinho. O camisa 7 é o artilheiro do Campeonato Mineiro, com cinco gols. O Galo contará ainda com o apoio de maior parte da torcida no Independência. Como visitante, o Cruzeiro teve direito a apenas 8% da carga de ingressos.

Atlético x Cruzeiro

Atlético

Uilson; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Tiago e Carlos César; Rafael Carioca e Júnior Urso; Luan, Robinho e Hyuri; Pratto
Técnico: Diego Aguirre

Cruzeiro
Fábio; Fabiano, Manoel, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero, Henrique, Ariel Cabral e Allano (Matías Pisano); Elber e Rafael Silva
Técnico: Deivid

Motivo: nona rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Independência
Data: 27 de março (domingo), às 11h

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes

Tags: atleticomg cruzeiroec interiormg clássico atlético cruzeiro