None

CBF

Com apoio de trio mineiro, Rogério Caboclo é eleito presidente da CBF; Castellar será vice

Castellar Guimarães Neto, presidente da FMF, teve apoio de América, Cruzeiro e Atlético e será vice-presidente da CBF

postado em 17/04/2018 17:49 / atualizado em 17/04/2018 18:09

Divulgação/FMF
Rogério Caboclo foi eleito na tarde desta terça-feira presidente da CBF para o período de quatro anos, com mandato iniciando em abril de 2019. Ele recebeu 135 votos, com uma abstenção, uma ausência e um voto em branco. Os três clubes de Belo Horizonte (América, Atlético e Cruzeiro) apoiaram o candidato, que terá Castellar Guimarães Neto, presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), como um dos seus vices.

Apesar das divergências em Minas com a FMF, os presidentes do América, Marcus Salum, e do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá, posaram ao lado de Castellar Guimarães Neto e de Caboclo. O mandatário do Atlético, Sérgio Sette Câmara, também aparece na foto divulgada pela entidade mineira. 

Durante o Campeonato Mineiro, a diretoria do América teve atritos com a Federação Mineira por conta de queixas em relação à arbitragem nos jogos contra o Atlético, pela fase de classificação e pelas semifinais. O presidente Marcus Salum chegou a cogitar disputar o Mineiro de 2019 com o time sub-23. “Ano que vem, se continuar assim, vou entrar no Campeonato Mineiro com o time sub-23. Time principal só vai entrar para não cair. Porque se continuar assim, o campeonato não me interessa. Para que vamos disputar? A final já está decidida. Perdemos a nossa vantagem no apito”. Já Anderson Racilan, integrante do conselho de administração, divulgou em suas redes sociais a logomarca da Federação com as iniciais do Atlético, insinuando preferência da entidade pelo rival.

Da parte do Cruzeiro, o vice-presidente de futebol Itair Machado também fez duras críticas à FMF, dirigida por Castellar Guimarães Neto. Logo após a conquista do Estadual sobre o Atlético, ele fez um desabafo ao ser barrado por funcionários da Federação na entrada do gramado. “Nós passamos o campeonato inteiro, com a Federação Mineira fazendo de tudo para beneficiar o Atlético. Isso aí nós vamos tomar nossas providências jurídicas, que isso não pode acontecer no futebol mineiro. O Cruzeiro, contra tudo isso, foi campeão”. Itair chegou a chamar funcionários da FMF de “frangas” (assista ao vídeo abaixo). “Talvez a imprensa não vê e fala assim: ah, mas não pode ter briga. Mas com essa Federação tem que ser na porrada. Porque eles tentaram em dois ambientes barrar os caras do Cruzeiro. Eles são muito clubistas”.


Todos os 27 presidentes de federações votaram em Caboclo, entre eles Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de Futebol, e Rubens Lopes, da entidade do Rio de Janeiro, num total de 81 votos.

Dos clubes da Série A, 17 votaram no candidato único. Houve um voto em branco (Corinthians), uma abstenção (Flamengo) e uma ausência (Atlético-PR). Da Série B, os 20 clubes votaram na chapa de Caboclo.

O técnico Tite, da Seleção Brasileira, estava na sede da CBF, mas não acompanhou a votação nem a proclamação do resultado. O coordenador de seleções, Edu Gaspar, representou a comissão técnica.

Nesta terça-feira, também foram definidos oito vice-presidentes. Além de Castellar Guimarães Neto, da FMF, foram eleitos Fernando Sarney (Maranhão), Gustavo Feijó (Alagoas), Marcus Vicente (Espírito Santo), Antonio Carlos Nunes (Pará), Francisco Noveletto (Rio Grande do Sul), Ednaldo Rodrigues (Bahia) e Antonio Aquino Lopes (Acre).

Tags: interiormg selefut cbf futnacional cruzeiroec atleticomg americamg seriea