None

VAR

Em curso, árbitros mineiros se preparam para a utilização do VAR na Copa do Brasil

VAR estará sob utilização na Copa do Brasil deste ano a partir das quartas

postado em 28/06/2018 16:43 / atualizado em 28/06/2018 16:45

Divulgação/Federação Mineira de Futebol
Com foco na implementação do VAR, 32 árbitros da elite do futebol brasileiro, entre eles os mineiros Ricardo Marques Ribeiro e Guilherme Dias Camilo, participaram de uma etapa de aprofundamento junto a instrutores de arbitragem, em Águas de Lindoia, interior de São Paulo. Responsáveis por repassar o aprendizado aos juízes do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os profissionais se especializaram no uso das novas ferramentas. O recurso será utilizado na Copa do Brasil deste ano.

A equipe dos chamados “árbitros de vídeo” da FIFA consiste em um segundo quarteto de juízes, que trabalham em uma central de monitores acompanhando o jogo com diversas perspectivas. Aliadas aos recursos de zoom e replay, as imagens recebidas por eles são justamente as encaminhadas às centrais das emissoras que transmitem o jogo ao vivo.

O árbitro de vídeo tem roubado a cena na Copa do Mundo da Rússia, agindo de modo fundamental nas partidas.

Instrutor da CBF, Milton Otaviano destacou a importância do curso de capacitação e explicou a metodologia que será aplicada tanto nos gramados, como nas cabines de vídeo. “Colocamos os árbitros para treinar na sala de vídeo para que ele possa treinar o controle das telas e, aí, solicitar a revisão das situações que acontecem em campo. Posteriormente, fomos ao campo com simulações de jogo. Levamos uma equipe de arbitragem para que fosse verificada pelo árbitro de vídeo na sala. Com isso, vamos adaptando cada um ao seu local de trabalho para que o árbitro de vídeo possa rever as situações conforme o protocolo atualizado da FIFA”. revelou Milton ao site da Federação Mineira de Futebol (FMF).

No Brasil, o VAR será utilizado na Copa do Brasil deste ano a partir das quartas de final. A empresa "Broadcasting Televisão Ltda" será a responsável por operar o serviço na competição. Rejeitado por 12 clubes (Corinthians, Santos, América, Cruzeiro, Atlético, Atlético-PR, Paraná, Vasco, Fluminense, Sport, Vitória e Ceará) da Série A, o Campeonato Brasileiro não terá o árbitro de vídeo nesta temporada.

Tags: futnacional seriea interiormg copadobrasil copa2018