None

CAMPEONATO MINEIRO

Presidente da FMF não acredita no fim dos Estaduais e revela reunião na CBF para fortalecer os torneios

Campeonatos regionais estariam ameaçados pelo desinteresse da Globo

JAIR AMARAL / EM DA PRESS

O presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, disse não acreditar no fim dos Estaduais. Ele revelou uma reunião com os presidentes da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro, e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes, ainda nesta semana para debater o fortalecimento dos regionais.


Os torneios estaduais estariam com os dias contados. Pelo menos da forma como são atualmente. O presidente do Conselho Deliberativo do Atlético Paranaense, Mario Celso Petraglia, disse, no início deste mês, que os torneios regionais não interessam à TV Globo, responsável por grande parte dos recursos financeiros das competições. A emissora carioca ainda não se manifestou sobre essa declaração.

Em evento de divulgação da tabela do Campeonato Mineiro, na manhã desta segunda-feira, em Belo Horizonte, Adriano Aro disse que os Estaduais ainda são interessantes, frisando o aumento da audiência da TV e do público do Campeonato Mineiro. Segundo a FMF, a média de público pagante passou de 5.557 em 2015 para 7.864 neste ano. Em relação à audiência, a TV Globo registrou 46 pontos na final do Estadual de 2018 (Cruzeiro 2 x 0 Atlético), a maior dos últimos 9 anos.

"Não acredito que isso seja uma realidade. Eu vi que alguns canais chegaram a veicular isso, mas, como será demonstrado na nossa apresentação, o campeonato estadual é muito interessante. Os números demonstram isso, não é um achismo da minha parte, o público está aumentando nos estádios, a audiência está aumentando, e ele tem essa particularidade da regionalização. Você pega um estado como Minas Gerais, que é quase do tamanho da França, e o único momento em que as grandes equipes visitam todo o estado e se aproximam do torcedor é no regional. Acabar com o Estadual gerará, sem sombra de dúvidas, impacto para os grandes clubes do país, que vão ficar mais distantes dos seus torcedores. É interessante não só para os grandes como para os menores. É um campeonato em que o formato privilegia todas as equipes participantes. Gera renda recursos, possibilita melhoria do nível técnico do futebol", disse.

Com os Estaduais em risco, os presidentes das federações estão se articulando. Uma reunião no Rio de Janeiro, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), está marcada para esta semana. Os dirigentes vão discutir como fortalecer os torneios regionais. 

HUMBERTO MARTINS / SUPERESPORTES


"Nesta semana mesmo, estarei conversado com os presidentes de São Paulo e Rio de Janeiro na CBF, já tenho um reunião agendada, e sei que a CBF já montou uma comissão para discutir os regionais com representantes de todas as regiões do país. Ela já teve conversa com emissoras interessadas na transmissão do campeonato, que já sinalizaram que não acreditam também na extinção do regional, que não será só mantido, mas fortalecido como vem acontecendo nos últimos anos", disse Aro.

"Eu não tenho dúvida, eu tenho certeza que alguma emissora estará interessada em acompanhar o Campeonato Mineiro, seja a atual detentora ou qualquer outra. Inclusive a atual detentora já veiculou o interesse em continuar exibindo o Campeonato Mineiro. Vou me reunir com os presidentes das federações justamente para discutirmos o fortalecimento dos campeonatos regionais. Todos temos interesse nisso. Não só pela grandeza dos estados, mas o interesse dos clubes envolvidos, dos nossos filiados, que são quem devemos defender. Temos o compromisso com o torcedor, sem sombra de dúvida, mas o nosso compromisso maior é com o futebol, com as equipes participantes. E o futebol regional funciona não só como vitrine e celeiro de craques, mas serve para tentar minimizar as diferenças entre os clubes grandes e os pequenos, em tentar tornar o futebol mais democrático, em tentar aproximar o torcedor do seu público", afirmou o dirigente.

 

 

Tags: fmf atleticomg americamg cruzeiroec estaduais risco