None

CAMPEONATO MINEIRO

Mineiro: exames detectam COVID-19 em 12 pessoas envolvidas em jogos da 10ª rodada

Jogadores, comissões técnicas e de arbitragem, além de profissionais dos clubes, passaram por testes antes da retomada do Estadual

postado em 26/07/2020 12:23 / atualizado em 26/07/2020 12:51

(Foto: Divulgação/FMF)

Foram 131 dias sem futebol em Minas Gerais, e para que a bola voltasse a rolar, um rígido protocolo sanitário foi estabelecido pela Federação Mineira de Futebol (FMF) junto aos órgãos do estado. Em exames preliminares para a disputa da 10ª rodada do Estadual, 12 pessoas envolvidas nos jogos testaram positivo para COVID-19.

Para que a rodada deste fim de semana acontecesse, os clubes precisaram testar jogadores, comissões técnicas e profissionais ligados diretamente ao elenco. Nestes exames, 12 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus e vetadas das partidas.

No Cruzeiro, o zagueiro Leo testou positivo para COVID-19 pela segunda vez e ficará em isolamento novamente. O médico Celso de Azevedo, do América, também foi infectado pelo coronavírus, conforme informou a Rádio Itatiaia. Outros quatro membros da Caldense, dois do Patrocinense, um do Boa Esporte, um do Uberlândia e outro do Tupynambás também contraíram a doença e ficarão em quarentena.
 
"Todos os clubes tinham 40 pessoas para indicar e entrar na lista de controle e testagem. Foram 12 pessoas com resultado positivo ou inconclusivo, em um universo de 480 atletas e membros da comissão técnica testados e 35 da equipe de arbitragem (taxa de 2,3%). Como foram seguidos os protocolos, inclusive de distanciamento e uso de máscara, outras pessoas do mesmo grupo não foram contaminadas, o que permitiu que a rodada fosse realizada. Os 12 profissionais já estão isolados em quarentena, com monitoramento médico", informou a FMF através de sua assessoria de imprensa. 

Um dos membros da equipe de arbitragem da FMF também testou positivo e foi afastado das atividades. Segundo a entidade, a comissão de arbitragem foi submetida a exames de COVID-19 na manhã de sexta-feira e ficaram em isolamento desde então em um clube de Belo Horizonte. A pessoa infectada, que não teve seu nome divulgado, passa bem, não apresenta sintomas e ficará em isolamento.