None

MÓDULO II

Participação única na elite e 48 anos na Terceira Divisão; veja história do Athletic no Mineiro

Maior feito do clube de São João Del Rei foi em 1969, quando ficou com o vice-campeonato do Estadual da Terceira Divisão

postado em 27/11/2020 11:56 / atualizado em 27/11/2020 13:05

(Foto: Athletic Club/Divulgação)

Com reais chances de participar da elite do Campeonato Mineiro pela segunda vez na história, o Athletic Club terá um confronto duríssimo contra o Betim, na casa do adversário, pela última rodada do quadrangular final do Módulo II. A partida que vale o acesso está marcada para este sábado, às 15h, na Arena Vera Cruz. O time de São João Del Rei (2º colocado, com oito pontos) precisa de apenas um empate para ficar com a vaga. Se vencer o jogo e Pouso Alegre (1º, com nove) tropeçar, o alvinegro será o campeão. 
 
Caso o time do Alto Paranaíba fique com o título, será o maior feito do clube fundado em 27 de junho de 1909, que atingiu o seu auge em 1969, quando foi vice-campeão da Terceira Divisão do Campeonato Mineiro. Na ocasião, a taça ficou com o Nacional de Muriaé. 

A única participação do Athletic na Primeira Divisão do Estadual foi em 1970. Nesse período, o 56º torneio da principal competição organizada pela Federação Mineira de Futebol teve a presença de 28 equipes, tendo o Atlético sagrando-se como campeão pela 23º vez. Nessa temporada, a FMF dissolveu as divisões inferiores e convidou alguns clubes para disputar aquela edição do torneio. 
 
 

O campeonato daquele ano foi disputado pelo sistema de pontos corridos, mas dividido em duas fases. A princípio, essa edição contaria com 29 equipes, porém o Independente, de Uberaba, desistiu do certame pouco antes dele começar. A primeira fase, denominada de Estágio de Classificação teve a participação de 24 equipes, sendo divididas em três grupos de oito clubes. Atlético, América, Cruzeiro e Villa Nova entraram apenas na segunda fase do torneio. 

O Athletic foi sétimo colocado do Grupo C com quatro pontos (uma vitória, dois empates e 11 derrotas) e acabou eliminado ainda na primeira fase. 

Retorno ao futebol profissional


Em 2018, o clube retornou ao futebol profissional após 48 temporadas, disputando o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, equivalente à Terceira Divisão do futebol mineiro. O Esquadrão de Aço voltou com todo o sucesso, se classificou em terceiro colocado na primeira fase, e nas semifinais, eliminou o tradicional Valério.

Já com o acesso ao Campeonato Mineiro Módulo II de 2019 garantido, o Athletic enfrentou na decisão do título o Coimbra. O primeiro jogo ficou 0 a 0 e no jogo decisivo, outro empate, mas dessa vez por 1 a 1. Na decisão de pênaltis, o Coimbra levou a melhor e venceu por 4 a 2. 

Tags: athletic interiormg futnacional mineiro2020 modulo2