None

CAMPEONATO MINEIRO

Polêmicas e gols: relembre últimos clássicos entre América e Cruzeiro

Equipes voltarão a se enfrentar no próximo domingo (21), no Independência

postado em 19/03/2021 17:30 / atualizado em 19/03/2021 17:41

(Foto: Montagem com imagens de Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Protagonistas de uma rivalidade que completará 100 anos em 10 de julho, América e Cruzeiro voltarão a se enfrentar no próximo domingo (21), às 16h, no Independência. A partida é válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro.
 
No histórico do confronto, a vantagem é celeste: nas 387 vezes em que se enfrentaram, houve 164 vitórias da Raposa, contra 111 triunfos do Coelho. As equipes da capital mineira empataram em 112 oportunidades. Os dados são do portal Futebol80.
 
Relembre, a seguir, polêmicas gols dos últimos clássicos entre os dois times. 
 

Série B do Campeonato Brasileiro

 
No último encontro entre as duas equipes, deu Raposa. Em partida válida pela 25ª rodada da Série B, o Cruzeiro superou o América por 2 a 1 no Independência.
 
Na ocasião, o Coelho foi a campo com: Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Messias, Anderson e João Paulo; Flávio, Juninho e Alê; Ademir, Felipe Azevedo e Rodolfo. Todos esses atletas seguem no clube e ainda formam o time considerado titular.
 
Por sua vez, a equipe celeste foi escalada por Felipão com: Fábio; Raúl Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Jadsom Silva e Filipe Machado; Airton, William Pottker e Rafael Sobis. Desta formação, apenas Jadsom Silva (vendido ao Red Bull Bragantino) e Filipe Machado (retornou ao Grêmio) não integram mais o elenco.
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la! 
 
O último clássico mineiro da década foi marcado por erros do árbitro paraense Dewson Fernando Freitas da Silva, que deixou de marcar um pênalti para o Coelho (mão na bola de Adriano) e assinalou infração inexistente a favor da Raposa (contato de Messias com William Pottker). Rafael Sobis e Manoel anotaram os tentos celestes, enquanto Anderson descontou para o alviverde.
 
Furioso com a arbitragem ainda na primeira etapa, o técnico Lisca, do América, disparou a reclamar com Dewson Freitas, que acabou lhe mostrando cartão amarelo, seguido de vermelho. O treinador continuou assistindo à partida da arquibancada do Independência, mesmo em meio aos pedidos para que se retirasse do local.
 
Após a partida, Paulo Bracks, então diretor de futebol do América, deu um forte pronunciamento sobre os erros de arbitragem que vinham prejudicando o clube mineiro na Segunda Divisão.

Naquela oportunidade, o triunfo fez o Cruzeiro subir do 16º para o 15º lugar da segunda divisão. Por sua vez, o América manteve a vice-liderança da Série B (posição em que encerrou a competição). A Raposa, por sua vez, foi a 11ª colocada.
 

Primeiro turno

 

Já no primeiro turno, no Mineirão, vitória do América. Na ocasião, o Coelho demonstrou muita organização e superou a Raposa por 2 a 1, com autoridade. Matheusinho - vendido algumas semanas depois para o Beitar Jerusalém, de Israel - e Eduardo Bauermann marcaram para a equipe de Lisca no primeiro tempo. Na etapa final, Arthur Caíke, em falta de média distância, descontou para a equipe celeste.

A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la! 

 
Naquela ocasião, o técnico Enderson Moreira escalou o Cruzeiro com: Fábio; Cáceres, Léo, Cacá e Giovanni; Henrique e Ariel Cabral; Arthur Caíke, Régis e Airton; Marcelo Moreno.
 
Por sua vez, o América foi escalado com: Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Messias, Eduardo Bauermann e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Matheusinho, Marcelo Toscano e Rodolfo.
 

Campeonato Mineiro

 
No primeiro clássico de 2020, as equipes se enfrentaram pelo Campeonato Mineiro. Tudo igual num confronto de poucas emoções: empate em 1 a 1, com gols de Ademir e Maurício (atualmente, jogador do Internacional).
 
Depois de um primeiro tempo 'sonolento', o Coelho abriu o placar com Ademir, aos 24 minutos da etapa final. A Raposa empatou com Maurício, em chute de fora da área, aos 32'.
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la! 

Tags: gols serieb classicos relembre americamg cruzeiroec interiormg futnacional polemicas seriea