2

América supera Cruzeiro em clássico com erro de arbitragem e expulsão

Coelho teve méritos para aproveitar circunstância do jogo e derrotar a Raposa no Mineirão

02/02/2022 23:27 / atualizado em 03/02/2022 17:08
compartilhe
Alê marcou o segundo gol do América na vitória sobre o Cruzeiro
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press

Alê marcou o segundo gol do América na vitória sobre o Cruzeiro



Em clássico movimentado, o América derrotou o Cruzeiro por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (2/2), no Mineirão, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro. Apesar do bom nível técnico, o jogo ficou marcado pela arbitragem polêmica, já que os donos da casa tiveram um gol mal anulado logo aos 15'. Três minutos depois, Waguininho foi bem expulso e mudou o enredo da partida. Patric, de falta, e Alê, de cabeça, balançaram a rede do Gigante da Pampulha ainda na primeira etapa.

Com o resultado, o América assume a vice-liderança do Estadual, com seis pontos e três gols de saldo. O Cruzeiro tem a mesma pontuação, mas apenas dois gols de saldo. O time celeste, que iniciou a partida como líder da competição, fecha a rodada como 4° colocado. 

Na próxima rodada, o compromisso do Cruzeiro é fora de casa diante da Caldense. O duelo está marcado para as 16h30 de sábado (5), no Ronaldão, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Já o América recebe o Athletic, às 19h de sábado, no Independência. 



O jogo


Mesmo com formação diferente, montado com três zagueiros, o Cruzeiro não sentiu falta de entrosamento na primeira parte do jogo no Mineirão. Trocando bons passes, o time celeste conseguiu ter um domínio inicial. Aos 15', em excelente trama, Edu recebeu de Machado, já dentro da área, e tirou de Jori para balançar a rede. O auxiliar Marcyano da Silva Vicente viu impedimento inexistente do camisa 9 e anulou o gol de forma equivocada.

Daí em diante, o jogo ganhou um novo enredo. Aos 18', Waguininho desferiu socos em Patric e recebeu o cartão vermelho direto. Neste momento, o América, com méritos, cresceu no jogo. Sem escape ofensivo, o time celeste se retraiu e viu o Coelho amassar no campo de ataque. Aos 23', em cobrança de falta perfeita, Patric abriu o placar do Mineirão. 1 a 0.


Os episódios foram sentidos pelo Cruzeiro. Os reflexos puderam ser vistos na quantidade de passes equivocados e nas falhas de posicionamento. Aos 33', o América aproveitou o volume de erros para ampliar o placar. Da direita, Patric - mais uma vez - cruzou para Alê, que surgiu nas costas de Gabriel Dias para balançar a rede. 2 a 0.

A arbitragem confusa e sem convicção de Ricardo Marques Ribeiro ainda foi posta à prova aos 43'. Em bola dividida no meio-campo, Wellington Paulista acertou um chute em Willian Oliveira. 

Leia também em Bola pra frente: Erros da arbitragem e do Cruzeiro resultam em vitória do América de Patric

A volta do intervalo mostrou que o técnico Paulo Pezzolano não mentiu quando disse, na chegada ao Cruzeiro, que exigia protagonismo independentemente da circunstância. Mesmo com um jogador a menos e atrás do marcador, o uruguaio conseguiu organizar seu time de modo a pressionar a saída de bola do América e pelo menos tentar criar oportunidades para correr atrás do gol. O Coelho, por sua vez, recuou para jogar no erro da Raposa.

Aos 18', com essa estratégia, o América quase ampliou. Após Bruno José errar passe na intermediária, Alê tabelou com Carlos Alberto e, na finalização, acertou a trave direita de Rafael. Sem poder físico para manter a proposta, o Cruzeiro acabou dando novos espaços ao Coelho, que novamente teve méritos para controlar a velocidade do jogo, administrar o placar e garantir mais 3 pontos no Estadual.

Fotos da torcida do Cruzeiro no clássico contra o América



CRUZEIRO 0X2 AMÉRICA

Cruzeiro
Rafael Cabral; Geovane, Sidnei (Maicon), Eduardo Brock; Gabriel Dias (Bruno José), Willian Oliveira, Filipe Machado (Adriano), João Paulo e Rafael Santos (Bidu); Waguininho e Edu (Thiago). Técnico: Paulo Pezzolano

América
Jori; Patric (Cáceres), Iago Maidana (Conti), Éder e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho e Alê (Juninho Valoura); Everaldo (Carlos Alberto), Felipe Azevedo e Wellington Paulista. Técnico: Marquinhos Santos

Gols: Patric (aos 18'1°T) e Alê (aos 33'1°T)
Cartões amarelos: Iago Maidana, Patric, Conti, Carlos Alberto (América); João Paulo, Maicon (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Waguininho (aos 18'1°T) (Cruzeiro)

Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 2 de fevereiro de 2022 (quarta-feira), às 21h30
Árbitro: Ricardo Marques RIbeiro
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Marcyano da Silva Vicente

Público: 18.835
Renda: R$ 484.652,50

Cruzeiro 0 x 2 América: fotos do clássico no Mineirão pelo Estadual



Compartilhe