2

Libertadores terá dois mineiros na mesma edição pela 4ª vez na história

Galo e Coelho serão os representantes de Minas Gerais no tradicional torneio continental em 2022

27/03/2022 15:10 / atualizado em 27/03/2022 16:01
compartilhe
Atlético e América estão na Libertadores 2022
foto: Pedro Souza / Atlético e Mourão Panda / América

Atlético e América estão na Libertadores 2022

Copa Libertadores contará com dois mineiros na mesma edição pela quarta vez na história. Atlético e América - que inclusive estão no mesmo Grupo, o D - serão os representantes de Minas Gerais no torneio continental de 2022. Mas a competição já teve, no mesmo ano, duas equipes da terra do "uai" em outras três oportunidades. Nestas ocasiões, o Galo teve a companhia do Cruzeiro. 

A primeira vez foi em 2014. O Atlético chegou ao torneio daquele ano gabaritado pelo título da própria Libertadores 2013. O time de Cuca, que contava com Ronaldinho Gaúcho e companhia, conquistou a América com uma campanha épica, num misto de técnica, emoção e raça. 

O capitão do Atlético, Réver, ergue a taça de campeão da Libertadores 2013; título valeu vaga no torneio continental de 2014
foto: Vanderlei Almeida/AFP

O capitão do Atlético, Réver, ergue a taça de campeão da Libertadores 2013; título valeu vaga no torneio continental de 2014



Já o Cruzeiro ganhou o direito de ir à Libertadores 2014 por ter sido o campeão brasileiro no ano anterior. A Raposa fez bonito no Brasileirão. Liderado pelo técnico Marcelo Oliveira, o time construiu uma campanha irretocável no Nacional, com destaques para Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. 

No ano seguinte, em 2015, lá estavam eles de novo na Libertadores. O Cruzeiro se classificou graças ao bicampeonato brasileiro de 2014. Novamente sob o comando de Marcelo Oliveira, a Raposa confirmou a então supremacia na competição de pontos corridos com a vitória sobre o Goiás, 2 a 1, no Mineirão, em 23 de novembro. Era a coroação de outra campanha perfeita da Raposa. 

Três dias depois, em 26 de novembro, foi a vez de o Atlético garantir seu lugar no torneio continental. E o Galo o fez em grande estilo. O Alvinegro foi campeão da Copa do Brasil em cima do maior rival Cruzeiro, no Mineirão, com gol de cabeça do atacante Diego Tardelli. 

Duas semanas antes, no primeiro jogo da decisão, a equipe do técnico Levir Culpi havia vencido a Raposa, por 2 a 0, no Independência. Nas quartas de final e semifinal, o Atlético já tinha testado o coração do torcedor. O Galo passou por Corinthians e Flamengo com duas viradas incríveis, ambas com goeladas por 4 a 1. 

Hiato de quatro anos


Depois de um hiato de quatro anos, Atlético e Cruzeiro voltaram a disputar a mesma edição da Libertadores.  O Galo chegou à edição de 2019 de maneira modesta. Com altos e baixos no Brasileirão 2018, o Alvinegro se garantiu com o 6º lugar na tabela. 

O Cruzeiro, por outro lado, ganhou novamente a Copa do Brasil, o bi consecutivo e o hexa na história. A Raposa se tornava a maior vencedora do torneio mata-mata. O time do técnico Mano Menezes superou o Corinthians duas vezes na final, 1 a 0 e 2 a 1. Era o carimbo indiscutível da equipe estrelada para garantir vaga na Libertadores 2019. 

Jogadores do Cruzeiro comemoram o hexa da Copa do Brasil que deu vaga na Libertadores 2019
foto: Gladyston Rodrigues/EM D.A Press

Jogadores do Cruzeiro comemoram o hexa da Copa do Brasil que deu vaga na Libertadores 2019

 

Campanhas ruins na Libertadores 


Se o caminho para chegarem juntos à mesma edição da Libertadores foi brilhante em sua maioria, as campanhas no torneio em si deixaram a desejar. Tanto Atlético quanto Cruzeiro não tem do que se orgulhar nas vezes em que participaram da mesma edição da Liberta. 


Na temporada seguinte, em 2015, os rivais mineiros literalmente repetiram a dose. O Galo caiu para o Internacional nas oitavas, enquanto a Raposa sucumbiu diante do River Plate, que seria o campeão, nas quartas. 

A Libertadores 2019 se notabilizou como a pior para a dupla mineira. O Alvinegro não conseguiu sequer passar da fase de grupos. Cerro Porteño, do Paraguai, e Nacional, do Uruguai, avançaram num grupo que tinha também o Zamora, da Venezuela. O Cruzeiro, por sua vez, foi eliminado pelo River Plate nas oitavas. O time argentino chegou à finalíssima, mas a perdera para o Flamengo. 

América e Atlético em 2022


Agora é a vez de América e Atlético desfilarem pelos gramados do continente na mesma edição da Copa Libertadores. E a dupla mineira ainda caiu no mesmo Grupo, o D, que conta ainda com Deportivo Tolima, da Colômbia, e Independiente Del Valle, do Equador. 

O Galo chegou ao torneio deste ano por ter sido o campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, em 2021. O Coelho, por sua vez, terminou em 8º na tabela do Nacional de pontos corridos, garantindo sua vaga. 

Ambos estreiam no dia 6 de abril.O América recebe o Del Valle, no Independência, às 19h, enquanto o Atlético viaja para pegar o Tolima, no Estádio Manuel Murillo Toro, às 21h. 

MINEIROS NA MESMA EDIÇÃO DA COPA LIBERTADORES 


2014 

Atlético, campeão da Libertadores 2013 (eliminado nas oitavas)

Cruzeiro, campeão do Brasileirão 2013 (eliminado nas quartas)

2015

Atlético, campeão da Copa do Brasil 2014 (eliminado nas oitavas)

Cruzeiro, campeão do Brasileirão 2013 (eliminado nas quartas)

2019 

Atlético, 6º lugar no Brasileiro 2018 (eliminado na fase de grupos)

Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil 2018 (eliminado nas oitavas)

2022 

Atlético, campeão do Brasileiro 2021 e da Copa do Brasil 2021

América, 8º lugar no Brasileiro 2021

Compartilhe