2

Atlético x Cruzeiro: veja as prováveis escalações para a final do Mineiro

Atlético e Cruzeiro decidirão, neste sábado (2), às 16h30, o Campeonato Mineiro; veja desfalques, dúvidas e prováveis escalações de Galo e Raposa para a decisão

01/04/2022 15:00 / atualizado em 01/04/2022 15:02
compartilhe
Técnicos 'El Turco' Mohamed, do Atlético, e Paulo Pezzolano, do Cruzeiro
foto: Montagem com imagens de Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Técnicos 'El Turco' Mohamed, do Atlético, e Paulo Pezzolano, do Cruzeiro


Está chegando a hora! Neste sábado (2), às 16h30, Atlético e Cruzeiro farão a final do Campeonato Mineiro de 2022 no Mineirão, em Belo Horizonte. Em jogo único, com torcida dividida, os rivais medirão forças pela taça do Estadual. Veja, a seguir, as prováveis escalações para o duelo.
 

Maiores vencedores do Mineiro no século

 

O Atlético chega embalado para o confronto decisivo, com nove jogos de invencibilidade - sendo oito vitórias e um empate. Neste período, os comandados de 'El Turco' Mohamed também conquistaram o título da Supercopa do Brasil, em decisão emocionante contra o Flamengo.

Por sua vez, o Cruzeiro se mostra bem mais competitivo do que em anos anteriores. Sob o comando do técnico uruguaio Paulo Pezzolano, a Raposa ganhou uma identidade de jogo ofensiva, que busca incomodar o rival a todo instante a partir de uma marcação agressiva já na saída de bola. O time celeste eliminou o Athletic nas semifinais e já garantiu dois avanços na Copa do Brasil - com goleadas sobre Sergipe (5 a 0) e Tuntum (3 a 0).

Atlético


Com todos os titulares à disposição, o Atlético irá com força máxima para o clássico. Indisponíveis, o lateral-esquerdo Dodô e o atacante Luis Otávio Echaporã seguem em recuperação de lesões no departamento médico do clube.

Há dúvidas na escalação do Atlético. Na zaga, Nathan Silva pode ser acompanhado de qualquer um dos três zagueiros mais experientes do elenco: Diego Godín, Réver ou Junior Alonso.
 
 

No ataque, também há incerteza. Se Mohamed optar por um 4-4-2, a tendência é que Zaracho componha o lado direito do meio-campo. Em caso de uma formação mais ofensiva, como um 4-3-3, os atacantes Vargas ou Ademir podem ganhar a vaga do argentino.

Sendo assim, uma provável escalação do Galo tem: Everson; Mariano, Nathan Silva, Diego Godín (Réver ou Junior Alonso) e Guilherme Arana; Allan, Jair, Nacho Fernández e Zaracho (Vargas ou Ademir); Keno e Hulk.

Cruzeiro


Meio-campo reforçado com mais um jogador? Manutenção de esquema com três atacantes? Não é possível afirmar o que se passa na cabeça do técnico Paulo Pezzolano para o clássico com o Atlético, mas o treinador garante não ter dúvidas quanto à escalação celeste na decisão.

No primeiro clássico com o Galo, ainda pela primeira fase do Estadual, o Cruzeiro ofereceu muitas dificuldades ao rival com um esquema com três meio-campistas e três atacantes. Na ocasião, em 6 de março, a Raposa "vendeu caro" a derrota por 2 a 1 no Gigante da Pampulha e cedeu a virada na reta final do segundo tempo, em clássico marcado por polêmica de arbitragem.
 
 

Agora, há dúvidas sobre a escalação celeste. Pezzolano optará por um meio-campo reforçado, com quatro homens, ou manterá um esquema com três atacantes? Neste sentido, o meia Pedro Castro disputa posição com o atacante Waguininho por uma vaga na formação inicial. 

A presença do meio-campista Filipe Machado é incerta, já que ele deixou o último jogo com dores após receber um pisão no pé. No departamento médico do clube, os meias Giovanni Piccolomo e Marco Antônio seguem em tratamento de lesões.

Dessa forma, uma provável escalação da Raposa conta com: Rafael Cabral; Rômulo, Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin, Pedro Castro (Waguininho) e João Paulo; Vitor Roque e Edu.

Compartilhe