2

Gramado sintético, híbrido ou natural? Diretor do Mineirão explica escolha

Samuel Lloyd disse em entrevista ao Superesportes que o Mineirão manterá o gramado natural porque ele é mais barato comparado ao sintético e ao híbrido

08/07/2022 11:12 / atualizado em 08/07/2022 11:47
compartilhe
Minas Arena manterá gramado natural no Mineirão
foto: Divulgação/Mineirão

Minas Arena manterá gramado natural no Mineirão

Diretor comercial do Mineirão, Samuel Lloyd disse em entrevista ao Superesportes que o estádio manterá o gramado natural porque ele é mais barato comparado ao sintético e ao híbrido. Além disso, ele destacou que deseja manter o Gigante da Pampulha com algumas de suas marcas históricas, como a grama de boa qualidade, a rede 'véu de noiva' e o tropeiro.    
"Já estudamos várias vezes (a troca do gramado), vira e mexe tem um fornecedor (de gramado sintético) no estádio. A gente foi ao Allianz Parque, recentemente fomos ao Maracanã ver o gramado híbrido. Para nós, podemos bater no peito e dizer que a gente está entre os melhores gramados do Brasil mesmo com eventos. E a gente tem alguns problemas pontuais, mas são corrigidos rapidamente", disse. 

"A mudança para gramado sintético não é cogitada. Na nossa gestão, a gente quer manter o Mineirão raiz, com o tropeiro com o ovo da dona Sônia, que está lá há 40 anos, com gramado de grama natural, com a 'rede véu de noiva'. São atributos que a gente estabelece internamente de marca. E a gente aprendeu a lidar bastante com este fluxo de evento e jogo no estádio", acrescentou.

Aumento dos custos


Além de ter que investir na instalação de um gramado sintético, o que custa alto investimento, a manutenção dele é mais cara que a da grama natural, garante Lloyd. "O custo aumenta, o gasto de água aumenta bastante, você precisa de hidratar bastante. Se tiver um dia de sol, você não consegue pisar em um gramado sintético sem água, ele fica muito quente e desconfortável", destacou.

Atualmente, os principais estádios com grama sintética no Brasil são o Allianz Parque, do Palmeiras, e a Arena da Baixada, do Athletico-PR. Ambos recebem muitos eventos, além de jogos.


Híbrido


Sobre o gramado híbrido, que mistura grama natural e artificial, como ocorre no Maracanã, Samuel Lloyd disse que a Minas Arena chegou a avaliar, mas por enquanto não adotará este modelo.

"O híbrido é bom, nós estamos avaliando, mas a gente acha que não é o momento de colocar. Qual a grande vantagem do gramado do Mineirão para os outros gramados do Brasil? Ele é o mesmo desde 2015, que foi o pós Copa, que a gente teve um grande problema de irrigação, porque a Fifa mandou colocar uma fibra e ela travava a água, quando chovia virava uma poça. Hoje, a absorção é impecável e a gente tem uma grama antiga, significa que a raiz é profunda e ela se recupera muito mais fácil. A gente teve momentos que teve que trocar blocos de grama, mas ela é uma grama profunda e se reabilita muito mais rápido", disse.

Compartilhe