2

Inter: ataque terá 'vestibular' para definir parceiros de Enner Valencia

Equatoriano tem características que permitem várias opções de esquema

20/06/2023 06:00 / atualizado em 19/06/2023 23:33
compartilhe

Enner Valencia chega titular absoluto do time
foto: Ricardo Duarte/Internacional

Enner Valencia chega titular absoluto do time

 

Internacional aguarda ansiosamente a estreia de Enner Valencia com a camisa do clube, o que deve ocorrer contra o Fluminense no dia 9 de julho, no Maracanã. Até lá, haverá um período com uma espécie de vestibular para definir quais serão os seus parceiros de ataque. A maneira que o equatoriano atua oferece várias possibilidades.

 

Com 59 gols e 18 assistências em 114 jogos pelo Fenerbahçe, da Turquia, Enner Valencia, aos 33 anos, chega como o principal reforço colorado para a temporada. A dúvida fica em relação aos outros atletas que farão parte do setor ofensivo. Nem os centroavantes do plantel estão descartados.

 

Enner Valencia iniciou e atuou por boa parte da carreira como atacante de beirada. Na medida em que foi ficando mais velho, passou a jogar de forma mais centralizada para ter menos desgaste na recomposição que fazia para ajudar na marcação dos laterais adversários.

 

Enner Valencia ficou três temporadas no Fenerbahçe, da Turquia
foto: Iconsport

Enner Valencia ficou três temporadas no Fenerbahçe, da Turquia

 

 

Na Turquia, o novo reforço colorado vinha atuando em um sistema com dois atacantes. Costumava sair da área para buscar a bola e até mesmo ajudar na construção das jogadas. Embora fosse o atleta mais próximo do gol adversário, o jogador nunca deixou para trás a sua característica de movimentação.

É possível Enner Valencia e Luiz Adriano juntos?

 

Luiz Adriano, atualmente titular do time, vive o seu melhor momento com a camisa do Inter desde que retornou. Nos últimos cinco jogos em que esteve em campo, marcou dois gols e deu uma assistência. O camisa 9 tem um perfil diferente ao de Enner Valencia. Luiz Adriano joga mais posicionado e centralizado.

 

Historicamente, o técnico Mano Menezes utiliza centroavantes parecidos justamente com Luiz Adriano. Foi assim no Grêmio com Lipatin e depois Tuta, com Ronaldo no Corinthians, Hernane no Flamengo e Ábila no Cruzeiro.

 

Por conta do equatoriano não ser um atacante parecido em características com Luiz Adriano, não pode ser descartada a possibilidade dos dois atuarem juntos no ataque colorado.

 

Luiz Adriano marcou três gols desde que retornou ao Inter
foto: Iconsport

Luiz Adriano marcou três gols desde que retornou ao Inter

 

 

A disputa vai seguir ainda por um lugar no time entre Wanderson, Pedro Henrique e Mauricio, possivelmente com espaço somente para dois deles. Alan Patrick, que tem sido o melhor jogador da equipe na temporada, tem a sua titularidade garantida.

 

Dentro das disputas por vagas, o próprio sistema acaba sendo dúvida. Mano Menezes pode optar pela manutenção do esquema com dois atacantes abertos, um meia centralizado e um centroavante, ou então mudar para o tradicional 4-4-2.

 

 

 

Mais reforços para o ataque

 

A direção está no mercado. A prioridade é a contratação de um meia para jogar ao lado ou ser reserva imediato de Alan Patrick. Opções estão sendo analisadas, mas a parte financeira tem atrapalhado. 


Compartilhe