2

Palmeiras promete ações cível e criminal contra Mauro Cezar e Luis Simon

Clube divulgou nota oficial, assinada pela presidente Leila Pereira, na qual informa que vai ingressar com as medidas cabíveis na Justiça contra os jornalistas

16/07/2022 14:58 / atualizado em 16/07/2022 15:24
compartilhe
Mauro Cezar Pereira criticou Abel Ferreira e deve ser processado pelo Palmeiras
foto: Divulgação

Mauro Cezar Pereira criticou Abel Ferreira e deve ser processado pelo Palmeiras



O Palmeiras divulgou nota oficial neste sábado (16), assinada pela presidente Leila Pereira, na qual informa que vai ingressar com medidas judiciais nas esferas cível e criminal contra os jornalistas Mauro Cezar Pereira, comentarista da Rádio Jovem Pan e colunista do UOL, e Luis Augusto Simon, do Blog do Menon do UOL.



"Ambos deturparam uma declaração dada pelo treinador após o jogo de quinta-feira a fim de difamá-lo, rotulando-o como colonizador. O Blog do Menon recorre, inclusive, a episódios históricos de violência ocorridos séculos atrás para ironizar o orgulho que Abel Ferreira costumeiramente demonstra pelo seu país", diz o Palmeiras, em nota.

"Defendemos a liberdade de imprensa e a consideramos um instrumento indispensável para o bom funcionamento da democracia. Não toleramos, contudo, que profissionais de comunicação, de quem se espera equilíbrio e isenção, utilizem-se de ofensas pessoais em busca de audiência. O corpo jurídico do clube vai ingressar com as medidas cabíveis nas esferas cível e criminal", acrescentou.

Veja a nota completa do Palmeiras no fim da página.

Times de futebol de narradores, apresentadores e comentaristas de TV


Mauro Cezar Pereira


Na sexta-feira (15), Mauro Cezar criticou o técnico Abel Ferreira por sua fala em relação ao comportamento de Veron, multado pela diretoria após ser flagrado ingerindo bebidas alcoólicas na véspera do clássico decisivo contra o São Paulo, pela Copa do Brasil.

Abel disse o seguinte: "Espero que o Veron não desperdice o talento que tem. Não sou eu que corro, que chuto, que passo. Eu sou o homem das coordenadas. Quem tem de fazer o caminho são eles, e digo por experiência própria. Temos de educar. Eu já disse várias vezes, o Brasil carece muito da formação do homem. Começa no colégio e na formação em casa. Temos de educar o homem, e estou aqui para ajudar, com o diretor desportivo, a psicóloga, a estrutura do clube. Um moleque de 19 anos precisa escolher muito bem os amigos que o rodeiam".

Mauro destacou que a visão do português sobre o episódio é de "colonizador". "Quando a gente fala que o Brasil é carente em termos educacionais, é porque não tem ensino e boas escolas, o que gera uma série de problemas. O brasileiro médio é de um nível intelectual muito baixo. Nisso, eu concordo. Agora, o comportamento de um atleta de futebol não depende da educação. Existem rapazes de famílias estruturadas e de classe média alta que são cachaceiros e fazem muita bobagem", disse. 

"Por exemplo, o inglês Jack Grealish, do Manchester City, foi barrado de uma balada por estar bêbado. Já houve casos em Portugal, Espanha e em outros países. Então, não é uma questão de formação do homem, mas de um deslumbramento. É uma questão de amadurecimento. Agora, não acredito que o Abel falaria isso se estivesse treinando o Grealish no City. Por isso, acho que é uma visão de colonizador. O Jorge Jesus também era assim. Eles falam como se estivéssemos em 1500. Me incomoda muito!", analisou Mauro. 

Memes da eliminação do Atlético para o Flamengo na Copa do Brasil

Menon


Também na sexta, o colunista Luis Augusto Simon, do Blog do Menon, do UOL, fez um texto denominado 'Abel Ferreira se comporta como José de Anchieta'. No artigo, ele disse que "Abel Ferreira se comporta diante de brasileiros como José de Anchieta ou Manoel da Nóbrega, também europeus, diante dos indígenas: é preciso ensinar, domesticar, colonizar".

"Precisamos crescer como homens. Não temos educação. Somos botocudos. Não somos europeus. Abel se orgulha de ser português. Se orgulha de ser europeu. Abel Ferreira tem orgulho da colonização portuguesa na África? Quantos e quantos mortos em Angola e Moçambique? E o que a europeia Bélgica fez no Congo? Abel Ferreira tem orgulho de como seus antepassados exploraram o Brasil? Vieram para cá, fugindo de Napoleão, deixando o povo à sua própria sorte e viveram explorando nossas riquezas?", questionou o colunista.

Memes: eliminação do Cruzeiro na Copa do Brasil gera zoeira nas redes



Nota do Palmeiras


"A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta novamente vir a público para se manifestar contra ataques gratuitos endereçados ao treinador Abel Ferreira. Os insultos partiram, desta vez, dos jornalistas Luis Augusto Simon, do Blog do Menon, e Mauro Cezar Pereira, comentarista da Rádio Jovem Pan e colunista do UOL.

Ambos deturparam uma declaração dada pelo treinador após o jogo de quinta-feira a fim de difamá-lo, rotulando-o como colonizador. O Blog do Menon recorre, inclusive, a episódios históricos de violência ocorridos séculos atrás para ironizar o orgulho que Abel Ferreira costumeiramente demonstra pelo seu país.

Fundado por imigrantes italianos e abraçado ao longo do tempo por torcedores de diferentes nacionalidades e etnias, o Palmeiras não aceita que seus profissionais sejam atacados por causa de suas origens. Um português não tem o direito de expressar a sua opinião sobre os problemas educacionais do país onde vive há quase dois anos? Só os brasileiros podem falar a respeito das mazelas do Brasil?

Defendemos a liberdade de imprensa e a consideramos um instrumento indispensável para o bom funcionamento da democracia. Não toleramos, contudo, que profissionais de comunicação, de quem se espera equilíbrio e isenção, utilizem-se de ofensas pessoais em busca de audiência. O corpo jurídico do clube vai ingressar com as medidas cabíveis nas esferas cível e criminal

Leila Pereira".

Compartilhe