2

Libertadores: Palmeiras terá melhor campanha ou situação inédita para Abel

Alviverde decide liderança contra o Bolívar (BOL) nesta quinta-feira (29) no Allianz Parque

29/06/2023 04:00 / atualizado em 28/06/2023 23:14
compartilhe
Abel Ferreira no comando do Palmeiras na Libertadores
foto: Iconsport

Abel Ferreira no comando do Palmeiras na Libertadores

Palmeiras enfrenta o Bolívar (BOL) nesta quinta-feira (29), às 21h (de Brasília), em busca da primeira colocação geral da fase de grupos da Libertadores. Por outro lado, caso não vença, o Alviverde terminará em segundo lugar do Grupo C.

Palmeiras e Bolívar somam 12 pontos, mas o time boliviano tem dois gols a mais de saldo e joga por um empate para garantir a liderança. As equipes já estão classificadas às oitavas de final e disputam a ponta da chave nesta noite.

O técnico Abel Ferreira, desde que chegou ao Palmeiras em novembro de 2020, não sabe o que é avançar na segunda colocação e, consequentemente, pegar um adversário teoricamente mais forte e decidir fora de casa as oitavas de final. 

Nos últimos anos, aliás, o Palmeiras se acostumou a garantir a melhor campanha geral na fase de grupos da Libertadores. Isso aconteceu em 2018, 2019, 2020 e 2022. Apenas em 2021 o Alviverde teve de decidir fora na semifinal contra o Atlético-MG, mas conseguiu a classificação no Mineirão e depois faturou o segundo título seguido.

Luan analisa Palmeiras x Bolívar


O zagueiro Luan disputa sua sétima Libertadores pelo Palmeiras e sabe a importância de garantir a primeira colocação na fase de grupos. O defensor também analisou o Bolívar, que derrotou o time alviverde na estreia, por 3 a 1 na altitude de La Paz. Na ocasião, Abel Ferreira poupou os titulares em razão da final do Paulistão.

- Ser líder geral te credencia a disputar todos os jogos dos mata-matas em casa até a semifinal, diante de nossa torcida, então isso é muito importante. Nós que já estivemos nestas situações sabemos o quanto é bom jogar o segundo jogo como mandante. O Bolívar é um bom time, com investimento, tem uma estrutura legal de trabalho e vem fazendo uma boa primeira fase de Libertadores. Tivemos um jogo difícil com eles na altitude, vamos respeitá-los e traçarmos a melhor estratégia para fazermos um grande jogo - disse Luan.
 
 

Vantagem de ser líder geral


Quem conseguir a melhor campanha da fase de grupos tem o direito de decidir todos os mata-matas dentro de casa até a semifinal. A grande final é disputada em jogo único em campo neutro. Neste ano, o palco da decisão será o Maracanã, no Rio de Janeiro.

Quem avança em segundo lugar enfrenta um time que terminou na liderança do grupo já na próxima fase. O sorteio das oitavas de final da Libertadores será realizado na quarta-feira (5).

Compartilhe