2

Palmeiras 'abre guerra', questiona erros e chama nota da CBF de agressiva

Clube alviverde divulgou nota oficial após entidade falar até em xenofobia do auxiliar português João Martins

03/07/2023 12:50 / atualizado em 03/07/2023 15:01
compartilhe
João Martins no comando do Palmeiras contra o Athletico-PR
foto: Cesar Greco/Palmeiras

João Martins no comando do Palmeiras contra o Athletico-PR

Palmeiras retrucou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e deu continuidade à polêmica envolvendo a entrevista coletiva do auxiliar técnico João Martins. O clube disse que a entidade divulgou "agressiva nota oficial" sobre o profissional e fez oito quesitonamentos em seu comunicado (veja na íntegra abaixo).

A polêmica começou no último domingo, quando João Martins disse que o "sistema" não quer que o Palmeiras seja campeão brasileiro novamente. O auxiliar fez duas críticas à arbitragem no empate com o Athletico-PR, principalmente pelo zagueiro Zé Ivaldo não ter sido expulso por cotovelada em Endrick.

Nesta segunda, a CBF respondeu e falou até em xenofobia do auxiliar português. A entidade classificou a entrevista como um "desfile de grosserias". Então, horas depois, o Palmeiras se posicionou para defender João Martins e retrucar a CBF.
 

Quem é João Martins

 

  • Português nasceu em Sintra e tem 35 anos
  • Ele é o substituto direto quando Abel Ferreira não está em campo
  • João já esteve comandando o Palmeiras em 21 oportunidades, com 12 vitórias, oito empates e uma derrota
  • Auxiliar seguirá no comando contra o São Paulo, já que Abel foi expulso contra o Fortaleza
  • Não é a primeira polêmica dele. Em abril, João Martins colocou um esparadrapo na boca em sinal de protesto 

Veja a nota oficial do Palmeiras


Diante da agressiva nota oficial divulgada nesta segunda-feira (3) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Sociedade Esportiva Palmeiras propõe alguns questionamentos, sempre no sentido de defender os direitos do clube e contribuir com a melhora do produto futebol:

– Por que o comunicado da CBF é endereçado exclusivamente ao Palmeiras, sendo que profissionais de outra equipe da Série A fizeram, também ontem, comentários semelhantes aos do auxiliar técnico João Martins?

– Por que a opinião de um profissional português sobre o futebol brasileiro causou tanto desconforto à CBF se a própria entidade, como é de conhecimento público, busca um treinador estrangeiro para comandar a Seleção Brasileira?

– Qual teria sido a conduta “xenofóbica” de João Martins? Elogiar a qualidade dos jogadores brasileiros?

– Se a gestão da Comissão de Arbitragem investe tanto assim em tecnologia, por que o nosso VAR é incapaz de apontar objetivamente se uma bola ultrapassou ou não a linha de gol, como aconteceu no recente duelo entre Palmeiras e Bahia, pelo Brasileiro?

– Por que o atleta Zé Ivaldo, do Athletico-PR, não foi expulso ontem, após acertar uma cotovelada na nuca do atacante Endrick, em lance revisado pelo VAR?

– Por que no jogo entre Palmeiras e São Paulo, pela Copa do Brasil de 2022, o VAR não traçou a linha de impedimento no lance que originou o gol do nosso adversário e que nos custou a eliminação? Por que a imagem da revisão desta jogada sumiu?

– Por que a Comissão de Arbitragem da CBF, presidida por Wilson Seneme, nunca pediu desculpas ao Palmeiras pelo erro grave cometido pelo VAR na Copa do Brasil do ano passado?

– Por que o Palmeiras, na rodada seguinte após a mais recente Data Fifa, não pôde contar com nenhum de seus três atletas convocados para a Seleção Brasileira?

A Sociedade Esportiva Palmeiras, ao longo dos anos, sempre se preocupou em construir uma relação de saudável parceria com a Confederação Brasileira de Futebol. Há cerca de três semanas, a presidente Leila Pereira esteve na sede da entidade, no Rio de Janeiro (RJ), para conversar com Wilson Seneme, de quem ouviu a promessa de melhorias imediatas na arbitragem.

Na semana seguinte, o vice-presidente da Comissão de Arbitragem, Emerson Carvalho, e o gerente técnico do VAR, Periclés Bassols, chegaram a realizar uma palestra para os profissionais do clube na Academia de Futebol, também com a presença da presidente Leila Pereira.

Contudo, diante da nota oficial divulgada pela CBF e dos reiterados erros graves cometidos contra o Palmeiras, entendemos ser este o momento oportuno de demonstrar, em público, a nossa indignação. Não queremos ser beneficiados, mas exigimos que as regras sejam aplicadas com isonomia.

Confiamos na independência do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), evocado pela CBF, e temos convicção de que o órgão dará ao auxiliar João Martins o tratamento equilibrado que lhe compete.
 

Veja a nota oficial da CBF

 
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamenta profundamente  o que se viu ontem (02/07) por parte do auxiliar técnico do Palmeiras, João Martins, designado para a entrevista coletiva pós jogo. O ato lamentável foi muito além das reclamações semanais da arbitragem. O que ocorreu, de fato, foi um desfile de grosserias e uma tentativa infantil e até xenofóbica de reduzir a relevância do futebol brasileiro na Europa, mostrando inclusive desconhecimento do próprio campeonato que disputa, que já teve tricampeões, bicampeões, com vários times ganhando seguidamente. 

O comportamento do jogador brasileiro, que o funcionário em questão tanto critica, não corresponde à realidade, na medida em que o Brasil é o país do mundo que mais tem jogadores atuando no exterior,  inclusive na própria seleção portuguesa. 

A atual gestão da arbitragem da CBF nunca, em nenhum momento,  esteve tão transparente e se expôs tanto, dando satisfações públicas semanais, inclusive reconhecendo eventuais erros. Somos o único país do mundo a oferecer avanços tecnológicos nos estádios, com os telões mostrando os lances da partida em tempo real. Inclusive, o lance em questão, alvo de reclamação, foi acompanhado por todo o estádio, por jogadores e torcedores. A CBF, através de sua comissão de arbitragem,  quer assim dar total transparência aos lances duvidosos que normalmente ocorrem durante as partidas. 

Nunca a entidade investiu tanto no aprimoramento da arbitragem. Nesta segunda-feira (03/07), por exemplo, os árbitros designados para a próxima etapa da Copa do Brasil estão em treinamento no Rio de Janeiro. E também hoje à tarde, e pelos próximos 15 dias, as árbitras vão passar  por cursos, treinamentos e aprimoramento técnico. Os investimentos são expressivos e com foco na constante melhoria da qualidade do quadro de arbitragem. Avanços esses que somos pioneiros no mundo. 

Equívocos de arbitragem, de jogadores, técnicos, acontecem em todos os lugares, inclusive e, principalmente, na Europa. São parte do processo, do mecanismo do futebol, que não é feito por máquinas.  Portanto, nada justifica o que se viu ontem e que foi amplamente divulgado pela imprensa em todo o mundo.

A CBF está encaminhando o vídeo contendo as  declarações do profissional do Palmeiras ao presidente e ao procurador do STJD para que ele revele qual seria o esquema ou o sistema no futebol brasileiro que não permite que o melhor vença. 

Compartilhe