2

São Paulo alcança marca inédita em 2023 e ainda tenta engrenar com Dorival

Tricolor alcança a maior invencibilidade da temporada após empate com o Tolima nesta terça-feira pela Sul-Americana

03/05/2023 06:00 / atualizado em 03/05/2023 01:21
compartilhe
São Paulo vive maior invencibilidade da temporada, mas instabilidade segue
foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

São Paulo vive maior invencibilidade da temporada, mas instabilidade segue

 
O São Paulo volta da Colômbia após o empate com o Tolima (COL), pela Copa Sul-Americana, com uma marca emblemática em 2023. Após o 0 a 0 da última terça-feira (2) no Estádio Manuel Murillo Toro, o Tricolor alcançou a sua maior invencibilidade na temporada. Mas os cinco jogos seguidos da equipe sem perder não se refletem em paz absoluta nos corredores do Morumbi.

É que esta matemática pode ser tão clara quanto ilusória. Se os números indicam um momento de estabilidade, o contexto do clube e até mesmo o desempenho em campo em Ibagué, na Colômbia, apontam o contrário. Tanto que o técnico Dorival Júnior admitiu certa preocupação na entrevista coletiva após a partida.
 
– É normal que ainda busquemos melhor uma melhor condição. Isso é uma preocupação de todos nós. A equipe vem melhorando, ganhando um pouco mais de corpo – disse o treinador.
 
 
A sequência de cinco jogos de invencibilidade ocorreu em um intervalo de apenas 15 dias, justo no período de maior turbulência do clube no ano. A primeira partida da série foi também o último jogo de Rogério Ceni no comando da equipe: a vitória por 2 a 0 sobre o Puerto Cabello (VEN), no último dia 18, no Morumbi, pela Sul-Americana.
 
O treinador e maior ídolo da história do São Paulo foi demitido no dia seguinte. A pressão da torcida e o desempenho abaixo do esperado com um mês apenas para treinos após a eliminação no Campeonato Paulista pesaram para a saída. 
 
Pouco mais de 24 horas depois, o Tricolor já anunciava Dorival Júnior como substituto de Ceni. O início foi promissor, com duas vitórias seguidas sobre América-MG, pelo Brasileirão, e Ituano, pela Copa do Brasil. Mas o desempenho não foi suficiente para espantar de vez a oscilação na temporada.

Os cinco jogos de invencibilidade do São Paulo:

18/04/2023 - São Paulo 2 x 0 Puerto Cabello(com Rogério Ceni) - Sul-Americana
22/04/2023 - São Paulo 3 x 0 América-MG - Brasileirão
25/04/2023 - Ituano 0 x 1 São Paulo - Copa do Brasil
29/04/2023 - Coritiba 1 x 1 São Paulo – Brasileirão
02/05/2023 - Tolima 0 x 0 São Paulo - Sul-Americana
 
 
 
Em meio a uma série de desfalques  – entre eles, o de Calleri, com um quadro de dengue –, o São Paulo voltou a cair de rendimento nas duas últimas partidas. Foram dois empates, com o Coritiba, no último sábado (29), pelo Brasileirão, e o desta terça-feira diante do Tolima, em 0 a 0.
 
Apesar da queda de desempenho, Dorival saiu em defesa de seu elenco na entrevista coletiva após a partida. O treinador citou as dificuldades de calendário e afirmou que vê sua equipe em evolução desde sua chegada.
 
– O trabalho é curto porque tivemos jogo no sábado, agora já na terça. Viagem, desgaste. Não é fácil, não é simples, mas a resposta está sendo muito positiva de todos os atletas. Eu fico muito satisfeito. Porque é um processo de evolução, que eu não tenho dúvida que se mantivermos tudo isso daqui a pouco a equipe vai estar jogando de maneira um pouco mais natural – afirmou Dorival.
 
Após o empate, o São Paulo chega a sete pontos e se mantém na liderança do Grupo D da Sul-Americana. A delegação retorna da Colômbia nesta quinta-feira  e muda o foco para o Brasileirão. No domingo (6), o Tricolor recebe o Inter às 16h no Morumbi, pela quarta rodada.
 
  
 
 

Compartilhe