2

São Paulo: como Calleri pode ajudar Luciano a evitar pior ano pelo clube

06/05/2023 06:00 / atualizado em 05/05/2023 22:41
compartilhe
Calleri pode ajudar Luciano a retomar protagonismo no São Paulo
foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Calleri pode ajudar Luciano a retomar protagonismo no São Paulo

 
Usar a camisa 10 costuma ser sinônimo de protagonismo, mas Luciano não tem correspondido à altura do número que veste às costas. O atacante vive de longe a sua pior temporada desde que chegou ao São Paulo, com apenas três gols marcados em 20 jogos. Mas a recuperação pode vir justamente com o retorno de Calleri, com quem ele já brigou pela artilharia da equipe em outros anos.
 
Depois de enfrentar um quadro de dengue, o argentino deve voltar ao time titular do Tricolor neste domingo (7), às 16h (horário de Brasília), no jogo contra o Inter, no Morumbi, pela quarta rodada do Brasileirão. A presença do centroavante tem impacto direto no posicionamento de Luciano.
 
Com Calleri, o camisa 10 volta a atuar na posição em que mais se sente à vontade, como segundo atacante. É lá que Dorival Júnior pretende utilizá-lo.
 
 
E foi lá também que ele marcou o seu único gol em três meses – uma marca indigesta, completada na última sexta-feira (5). Luciano balançou as redes na estreia do treinador, com vitória por 3 a 0 sobre o América-MG, na segunda rodada do Brasileirão.
 
 – Luciano, pelo que vi até hoje e pelo que entendi do que se conversa no clube, ele é basicamente um segundo atacante, onde gosta de jogar. O que não quer dizer que ele não possa ser meia. Carece de ajustes – disse Dorival.
 

Luciano pelo São Paulo 

2023: 3 gols em 20 jogos - média de 0,15 gol/jogo
2022: 21 gols em 59 jogos - média de 0,35 gol/jogo
2021: 10 gols em 39 jogos - média de 0,25 gol/jogo
2020: 21 gols em 38 jogos - média de 0,55 gol/jogo 
 
O elogio de Dorival vem em forma de respaldo. Luciano é um dos únicos que atuou como titular em todos os quatro jogos do treinador – ao lado de Pablo Maia e Rafael.
 
A chegada do técnico coincidiu também com a volta à posição preferida. Com Rogério Ceni, Luciano costumava atuar como meia, um pouco mais recuado. E o próprio jogador admitiu que não se sentia tão à vontade nesta função. 
 
Luciano e Calleri devem voltar a atuar juntos contra o Inter
foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Luciano e Calleri devem voltar a atuar juntos contra o Inter

 
 
Os números são provas disso. Luciano tem três gols marcados em 20 jogos disputados em 2023. A média de 0,15 gol por partida é a mais baixa desde sua primeira temporada pelo clube, em 2020, quando foi até artilheiro do Brasileirão com 18 gols.

Com Calleri de volta, o camisa 10 tem a chance de retomar o protagonismo na posição em que mais se sente à vontade. Caso contrário, pode até perder a vaga no time titular do São Paulo.
 
Dorival Júnior definirá a escalação no treino deste sábado (6), no CT da Barra Funda. O Tricolor enfrenta o Inter neste domingo (7), às 16h (horário de Brasília), pela quarta rodada do Brasileirão. 

Compartilhe