2

São Paulo: Dorival muda time e ambiente, mas repete Ceni em um quesito

Treinador iguala antecessor em número de jogos na temporada, e a evolução do time não é tão grande quanto você pensa

26/06/2023 04:00 / atualizado em 25/06/2023 19:16
compartilhe
Dorival Júnior tem mesmos números que Rogério Ceni no São Paulo
foto: Iconsport

Dorival Júnior tem mesmos números que Rogério Ceni no São Paulo



Dorival acaba de completar o mesmos 17 jogos que Rogério Ceni teve em 2023 antes de deixar o São Paulo. O treinador mudou o ambiente e também o jeito de jogar em pouco mais de dois meses de clube. Mas a revolução em campo e no dia a dia de trabalho não se reflete nos números.

Com estilos diferentes de jogo e também de gestão de grupo, Dorival e Ceni estão empatados. Ambos somam nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 17 jogos, com 60,7% de aproveitamento.
 
E o antecessor leva vantagem em dois quesitos. O São Paulo sofria menos gols e fazia mais gols sob o comando de Rogério Ceni. 
 

Dorival x Rogério Ceni

  • Dorival: 17 jogos 
    9 vitórias
    4 empates
    4 derrotas
    27 gols feitos
    14 gols sofridos
    Aproveitamento: 60,7%
  • Rogério Ceni: 17 jogos
    9 vitórias
    4 empates
    4 derrotas
    28 gols feitos
    12 gols sofridos
    Aproveitamento: 60,7%

A igualdade nos números tem a ver com o retrospecto recente. Dorival chegou a sustentar a melhor arrancada de um técnico do São Paulo no século, com 11 jogos de invencibilidade.

Mas tudo mudou nos últimos seis jogos. São quatro derrotas e apenas duas vitórias neste período, com aproveitamento de 25%.

São Paulo segue vivo por objetivos


A oscilação recente, porém, não impede que o São Paulo siga vivo nos objetivos da temporada. O Tricolor avançou às quartas de final da Copa do Brasil, para enfrentar o Palmeiras, e está a 90 minutos de garantir a vaga nas oitavas de final da Sul-Americana.

A campanha no Brasileirão, porém, deixa a desejar. O São Paulo está exatamente no meio da tabela, em décimo, com 18 pontos. O desempenho estaciona devido à falta de vitórias fora de casa. O Tricolor não venceu nenhum rival da Série A longe do Morumbi.
 
 

 – Estamos nos aproximando a todo o momento de um salto na competição e não estamos conseguindo confirmar, mesmo fazendo bons jogos, prevalecendo, criando, acuamos os nosso adversários, e não conseguimos ser efetivos – analisa o técnico Dorival Júnior.

Mudanças no ambiente e no estilo de jogo


Mesmo com números idênticos aos de Rogério Ceni, o trabalho de Dorival Júnior segue com respaldo total da diretoria. A avaliação é de que o técnico conseguiu mudar os rumos da temporada do clube desde que chegou.

O ambiente interno ficou mais leve, com mais confiança ao grupo de jogadores. Além disso, Dorival recuperou alguns jogadores, como Gabriel Neves, efez Luciano e Calleri renderem mais.

De quebra, o estilo de jogo proposto por Dorival agrada os jogadores. Com o treinador, o São Paulo passou a fazer mais aproximações e jogadas construídas por baixo, enquanto Rogério Ceni preferia um estilo de mais força física.

Dorival agora prepara o São Paulo para dois compromissos em casa. Na terça-feira (27), às 21h30 (horário de Brasília), o Tricolor recebe o Tigre (ARG), no Morumbi, pela última rodada do Grupo D da Sul-Americana. Depois, a equipe enfrenta o Fluminense no sábado (1º) às 16h, também no Morumbi, pelo Brasileirão.

Compartilhe