2

Tsonga se emociona ao encerrar a carreira após derrota em Roland Garros

Tsonga foi ovacionado pelo público e se ajoelhou para beijar o chão da quadra, antes de receber homenagem do presidente da Federação Francesa de tênis

24/05/2022 13:59
compartilhe
Emocionado, Jo-Wilfried Tsonga se ajoelhou e beijar o chão da quadra, no complexo em Paris
foto: Christophe ARCHAMBAULT / AFP

Emocionado, Jo-Wilfried Tsonga se ajoelhou e beijar o chão da quadra, no complexo em Paris

O francês Jo-Wilfried Tsonga se despediu do tênis após perder nesta terça-feira (24) para o norueguês Casper Ruud na primeira rodada de Roland Garros. Rudd fechou o jogo em 3 sets a 1, com parciais de 6-7 (6/8), 7-6 (7/4), 6-2 e 7-6 (7/0), em 3h49min de partida.

Tsonga, que ao longo da carreira venceu 18 torneios ATP e chegou a ser número cinco do mundo, tinha anunciado há algumas semanas que iria se aposentar depois de sua participação em Roland Garros.

Aos 37 anos, e apesar do apoio incondicional do público na quadra Philippe Chatrier, ele até impôs alguma resistência contra Rudd, número oito do mundo, mas uma lesão no ombro direito o prejudicou no final da partida.

Depois do jogo, Tsonga foi ovacionado por vários minutos pelo público e se ajoelhou para beijar o chão da quadra, antes de receber uma homenagem do presidente da Federação Francesa de tênis (FFT), Gilles Moretton, e da diretora de Roland Garros, Amélie Mauresmo.

Tsonga se aposenta depois de ter sido uma das maiores referências do tênis francês nas últimas décadas.

O curriculo de Tsonga


Apesar de nunca ter ganhado um Grand Slam, foi finalista no Aberto da Austrália (2008) e semifinalista em Roland Garros (2013 e 2015) e Wimbledon (2011 e 2012), além de ter sido campeão dos Masters 1000 de Paris-Bercy (2008) e Canadá (2014), medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e vencedor com a França da Copa Davis (2017).

Tsonga também é um dos três únicos tenistas na história a ter derrotado Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer com estes ocupando o topo do ranking do tênis e um dos três a ganhar do 'Big 3' e Andy Murray em um Grand Slam.



Compartilhe