UAI

2

Guga comemora 25 anos do primeiro título em Roland Garros

Na França, onde acompanhou a edição deste ano de Roland Garros, Gustavo Kuerten celebrou a conquista na quadra Philippe Chatrier, quando venceu Sergi Bruguera

08/06/2022 12:03 / atualizado em 08/06/2022 12:34
compartilhe
Guga beija o troféu de Roland Garros em 1997
foto: Eric Feferberg/AFP

Guga beija o troféu de Roland Garros em 1997

O tênis brasileiro celebra nesta quarta-feira (8) uma conquista marcante. Há exatos 25 anos, o catarinense Gustavo Kuerten entrou na quadra Philippe Chatrier, pela decisão de Roland Garros, e venceu o então número 19 do mundo, Sergi Bruguera, faturando seu primeiro título no torneio. Na França, o ex-tenista celebrou o feito.

Veja imagens da carreira e da vida de Gustavo Kuerten, o Guga



"Estou aqui comemorando os 25 anos do título de Roland Garros. Relembrando aquela alegria do primeiro título. Foram duas semanas em que minha vida virou de cabeça para baixo. A zebra estava solta aqui em Paris, e de verde e amarelo, né", disse Guga, em vídeo especial.

Guga ocupava o 66º lugar no ranking da ATP e tinha apenas 20 anos, na época. Experiente, o adversário espanhol já era bicampeão na competição e acumulava 14 títulos de ATP.

No entanto, nada disso foi capaz de impedir a façanha do brasileiro, que já havia passado pelos campeões Thomas Muster e Yevgeny Kafelnikov na terceira rodada e quartas de final, respectivamente. Na final, Guga teve grande atuação e derrotou Bruguera em sets diretos, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, em pouco menos de duas horas de partida.

No saibro de Roland Garros, ele voltou a ser campeão duas vezes: 2000 e 2001. Ele esteve presente na final da última edição, entre Rafael Nadal e Casper Ruud, e foi ovacionado e aplaudido de pé pela torcida que estava no local. Na decisão, Nadal faturou seu 22º Grand Slam na carreira, o 14º no torneio da França.

Compartilhe