
O Cruzeiro anunciou, nesta terça-feira, a contratação do levantador Nicolás Uriarte, de 27 anos, para a vaga de William, que deixou a Raposa após o término da Superliga Masculina rumo ao Sesi-SP. O argentino, de 1,90m, estava no Belchatow, da Polônia desde 2013 e é filho de Jon Uriarte, ex-jogador e treinador da Seleção Argentina e que também dirigiu o Minas em 2005/06.
O contrato de Uriarte com o Cruzeiro será válido para a temporada 2017/18. ”Eu sempre quis jogar na liga brasileira e, agora, decidir jogar em um clube como o Cruzeiro foi muito fácil. A equipe tem jogadores incríveis e o que venceu nos últimos anos fala por si. A capacidade e qualidade dos atletas e comissão técnica é muito grande e me chama muita atenção a mentalidade ganhadora que foi desenvolvida no time. Isso tudo me motiva muito para trabalhar com todos eles”, disse Nico Uriarte, que será comandado pelo conterrâneo Marcelo Mendez.
“O que Marcelo venceu desde a sua chegada ao Cruzeiro é realmente incrível. Obviamente, como um argentino, é muito bom ver um treinador vencer tanto assim. É um entusiasmo e uma motivação extra poder trabalhar com ele e quero poder absorver todo o possível para seguir melhorando e crescendo. Creio que esta é a melhor forma para poder ajudar a equipe a conseguir os objetivos, que obviamente são muito altos, por tudo o que fez nos últimos anos. Esse é meu objetivo pessoal também. Para mim é um orgulho chegar ao clube, trabalhar com Marcelo e todo este grupo vencedor”, destaca.
O treinador argentino analisou o novo reforço do Cruzeiro. “O Uriarte é um atleta muito completo, muito bom levantador, com uma vasta experiência internacional. E além de ser um grande levantador, ele saca e bloqueia muito bem. Já o vi jogar em categorias de base e venho acompanhando sua carreira. Com certeza é um grande talento que surgiu no voleibol argentino nos últimos anos”, afirmou Marcelo Mendez.

Nos quatro anos atuando pelo voleibol polonês, Nicolás Uriarte conquistou um campeonato nacional, além de uma Copa Polonesa e uma Supercopa. Na atual temporada, o levantador foi vice-campeão nacional. No entanto, seu melhor momento foi na Seleção Argentina, onde conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.
“Os últimos quatro anos foram muito importantes para mim, para meu crescimento. Senti que cresci muito. Ganhamos a liga no primeiro ano e esse último ano perdemos na final, sempre brigando pelos títulos, entre os dois, três mais fortes da Polônia. Foi uma grande experiência para mim, em um país que se vive muito o vôlei. Os poloneses são apaixonados pelo voleibol, talvez seja o esporte número 1 do país. Da Polônia, acompanhamos os feitos do Cruzeiro nos últimos anos, como os jogos do Mundial de Clubes e a conquista do tricampeonato”, lembrou.
Saiba mais
O Cruzeiro também dispõe de Fernando Cachopa para a função de levantador. O jovem, de 21 anos, é lembrado constantemente nas seleções de base e é uma das principais apostas da diretoria celeste, que vê a presença de Uriarte como positiva para Cachopa. "Para nós, será um dos melhores levantadores do mundo. Temos grande esperança sobre ele, de que aqui ele continuará crescendo. Queremos mantê-lo aqui por muito tempo para que ele assuma a titularidade no futuro", declarou Pereira.
Reforço conhece casa do Cruzeiro
Filho do ex-jogador e treinador Jon Uriarte, bronze em Seul’1988 e que treinou o Minas Tênis no vice-campeonato de 2005/06, Nico Uriarte já conhece Minas Gerais. Ele já esteve algumas vezes na capital mineira e inclusive já conhece o ginásio do Riacho, em Contagem, onde esteve visitando o pai, em 2013, quando Jon Uriarte comandou a seleção da Austrália em uma série de amistosos com o Cruzeiro.
“Quando meu pai trabalhava no Minas, eu estava jogando na liga argentina, mas pude visitá-lo em Belo Horizonte por alguns dias. Pude ver e conhecer um pouco da cidade, que é muito linda. Mal posso esperar para iniciar este trabalho no Cruzeiro, que tem uma grande torcida”, destacou Nico Uriarte.
Nico Uriarte
Posição: Levantador
Nome: Nicolás Uriarte
Altura: 1,90 cm
Peso: 91kg
Naturalidade: Buenos Aires
Nascimento: 21/03/1990
Clubes:
Skra Belchatow (Polônia), Seleção da Argentina, Buenos Aires Unidos (Argentina), Boca Juniors (Argentina), Roma Volley (Itália), Zinella Volley Bologna (Itália), Mendoza Volley (Argentina)
Títulos:
Nico Uriarte foi campeão da liga polonesa no primeiro ano defendendo o Skra Belchatow, em 2013/14. No ano seguinte, 2015, foi ouro com a seleção da Argentina nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ao vencer o Brasil por 3 a 2. Foi eleito o melhor levantador do Campeonato Mundial Juvenil de 2007, no México. Em 2008, aos 18 anos, foi campeão Sul-Americano juvenil, sendo eleito o melhor levantador, melhor sacador e MVP do torneio. Na final os hermanos bateram o Brasil por 3 a 1. A partir de 2009 iniciou sua trajetória na seleção argentina principal. Participou dos Jogos Olímpicos de Londres – 2012.
*O texto do estagiário foi produzido sob supervisão de Bruno Furtado