Vôlei
None

SUPERLIGA MASCULINA

Cruzeiro perde para o Taubaté no tie-break e se complica em playoff semifinal da Superliga

Time celeste é superado por 3 a 2 e precisa vencer em casa no sábado

postado em 10/04/2019 00:10 / atualizado em 10/04/2019 01:11

<i>(Foto: Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic)</i>
O Cruzeiro buscou a virada e teve chance de vencer o Taubaté para igualar a série das semifinais da Superliga Masculina. Mas o time celeste caiu no tie-break e ficou perto da eliminação ao perder por 3 sets a 2 nesta terça-feira, em jogo muito equilibrado no Ginásio do Abaeté, interior paulista. Com parciais de 25/15, 19/25, 16/25, 29/27 e 15/12, os anfitriões fizeram 2 a 0 na disputa e estão a um triunfo de chegar à decisão. 

O terceiro duelo da série melhor de cinco está marcado para este sábado, às 21h30, no Riachão, em Contagem. O Cruzeiro, que perdera o primeiro jogo, em casa, por 3 a 0, terá que vencer a todo custo para se manter vivo na disputa pelo heptacampeonato da Superliga. O Taubaté, finalista uma vez, na edição 2016/17 - foi superado pelos mineiros na decisão -, buscará a classificação sonhando com o primeiro título. 

Na edição anterior, o Cruzeiro viveu situação semelhante diante do mesmo Taubaté. Saiu em desvantagem nos primeiros jogos das semifinais, mas buscou virada sensacional nas três partidas seguintes e partiu embalado para a conquista do hexacampeonato - o quinto título seguido - contra o Sesi-SP.

O Cruzeiro terá que vencer os dois próximos jogos - depois de sábado, voltará a atuar como visitante no dia 16, no Ginásio do Abaeté - para forçar o quinto e decisivo duelo contra o Taubaté. Se alcançar o objetivo, o time celeste decidirá a sorte diante da torcida, no Poliesportivo do Riacho, em 20 de abril, às 19h30.

 

Reviravoltas

O Cruzeiro começou muito mal e foi totalmente dominado pelo Taubaté, que fechou o primeiro set com tranquilidade: 25 a 15. Com personalidade, os mineiros reagiram e mostraram jogo agressivo na rede, com bloqueio firme e Evandro aparecendo bem. O time celeste virou para 2 a 1 e esteve até perto da vitória no quarto período. Entretanto, os paulistas se salvaram nos momentos decisivos e levaram a definiçao para o tie-break. Depois de muito equilíbrio, os anfitriões fizeram 15 a 12 em ataque de Douglas Souza. O ponto foi contestado pelos estrelados, mas confirmado pelo árbitro de vídeo (VAR).

O oposto Evandro foi o principal pontuador, com 19 acertos, seguido pelo meio de rede Isac (16). Do lado paulista, Lucão se sobressaiu com 14 pontos, enquanto Lucarelli, que virou 13 bolas certeiras, terminou como melhor em quadra e recebeu o Troféu VivaVôlei, em votação popular pela internet. "Se eu pudesse, dividiria o troféu com todos os jogadores, os que foram titulares e os que entraram. E também com a torcida. Por um momento, achamos que o jogo estava perdido e ela nos ajudou a virar", afirmou o mineiro nascido em Contagem, que começou no Minas. 

<i>(Foto: Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic)</i>
Acreditar até o fim

Do lado cruzeirense, o veterano ponteiro Filipe não joga a toalha mesmo com a grande vantagem do Taubaté. “Não há mais tempo para nada, temos de fazer acontecer, temos de vencer no sábado. Não há nada definido, no ano passado saímos de um 2 a 0 também. Com a força da nossa torcida, dá para virar”, disse o jogador, que admite diferenças entre o Cruzeiro do ano passado e o atual: “O time do ano passado vinha jogando junto há seis, sete anos. Neste ano, temos a mescla de juventude e experiência, há jogadores que chegaram de fora, e isso faz diferença, claro. Mas nossa equipe está pronta”.

Jogo adiado

A segunda partida da outra semifinal, entre Sesc-RS e Sesi-SP, que também seria nesta terça, passou para esta quarta-feira, às 16h30, no Ginásio do Tijuca, em razão das fortes chuvas no Rio de Janeiro. Os paulistas estão em vantagem, após triunfo por 3 a 0 em casa, na abertura da série.

Tags: Superliga Masculina superliga cruzeiro taubaté semifinais cruzeiroec