Vôlei
None

SUPERLIGA FEMININA

No Mineirinho, Minas e Praia Clube fazem primeiro jogo da final da Superliga Feminina

Clubes iniciarão decisão histórica na competição neste domingo, às 11h

postado em 21/04/2019 06:00 / atualizado em 20/04/2019 14:32

<i>(Foto: Orlando Bento/MTC)</i>
Minas e Praia Clube começarão a disputar, neste domingo, às 11h, no Mineirinho, a inédita final mineira da Superliga Feminina de Vôlei. O formato de decisão nesta temporada será de três jogos. O segundo está marcado para sexta-feira, às 21h30, em Uberlândia. Caso seja necessário um terceiro duelo, ele será realizado novamente em Belo Horizonte, no dia 3 de maio (sexta), às 21h30.

Após 17 anos, o Minas estará novamente em uma decisão para lutar pelo seu terceiro título de Superliga. O primeiro foi conquistado em 1992, enquanto o último foi obtido em 2002, no mesmo palco do duelo deste domingo. Já o Praia Clube busca o bi do torneio. Na temporada passada, a equipe de Uberlândia faturou a taça diante do Sesc-RJ.

A final colocará frente a frente dois técnicos consagrados. Pelo lado do Minas, o italiano Stefano Lavarini, que chegou ao clube há dois anos e o levou ao bicampeonato sul-americano, ao título da Copa do Brasil e ao vice-campeonato mundial, no ano passado. No time do Triângulo, Paulo Coco, que é auxiliar-técnico de José Roberto Guimarães na Seleção Brasileira e participou do bicampeonato olímpico, em Pequim'2008 e Londres'2012.

Lavarini afirmou que não se sente pressionado com o longo jejum enfrentado pelo Minas em títulos de Superliga. Entretanto, o italiano vê os 17 anos sem conquistar a competição nacional como positivo para o grupo e torcida.

“Falam muito sobre o Minas não conquistar este título há 17 anos. Mas eu não sei o que é isso. Não estava aqui. O brasileiro é que é assim, muito sentimental, apegado às coisas do passado. Por isso, não sinto qualquer pressão para a final. Mas acho bom este sentimento da torcida, das jogadoras. É positivo”, ressaltou.

Minas e Praia Clube disputaram duas finais na atual temporada: pelo Campeonato Mineiro e Sul-Americano, ambos vencidos pelo time de Belo Horizonte. Paulo Coco, no entanto, não se deixa levar pelo histórico e vê situações diferentes nesta série da final da Superliga.

“São condições diferentes. É uma final. Vale o título. Muda até mesmo o ambiente. Em vez de ginásios menores, a decisão é em ginásios grandes, Mineirinho e Sabiazinho. Isso faz com que as equipes saiam do ambiente em que estão acostumadas”, declarou.

No Minas, a ordem é aproveitar o fator casa para sair na vantagem em busca do terceiro título. A ponteira Natália espera um jogo equilibrado, mas aposta na força da torcida para dar combustível ao time.

“Acho importante começarmos o playoff final jogando em casa. Isso pode dar uma vantagem para nosso grupo. No entanto sabemos que a final será muito equilibrada. Espero que o ginásio esteja lotado e que nosso time faça uma boa apresentação para começarmos esse playoff com vitória”, afirmou.

A central Fabiana comentou sobre a emoção de disputar mais uma final de Superliga na sua carreira. "Desde quando começa o campeonato o nosso sonho, o nosso objetivo maior é chegar em uma final. Então a gente vem batalhando, treinando, nos preparando durante seis meses para este momento. Fico super feliz de fazer parte disto, de ter chegado onde a gente chegou".

FINAIS 

PRIMEIRA RODADA 21/04 (DOMINGO) - Minas  x Praia Clube , às 11h, no Mineirinho

SEGUNDA RODADA 26/04 (SEXTA-FEIRA) - Praia Clube  x Minas , às 21h30, no Sabiazinho, em Uberlândia 

TERCEIRA RODADA (SE NECESSÁRIO) 03/05 (SEXTA-FEIRA) Minas x Praia Clube, às 21h30, no Mineirinho

Tags: praia clube Superliga Feminina de Vôlei minas volei