Vôlei
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Cubano Leal é convocado pela primeira vez para Seleção Brasileira de Vôlei

Ex-ponteiro do Cruzeiro foi chamado pelo técnico Renan Dal Zotto

postado em 14/05/2019 19:20 / atualizado em 14/05/2019 20:20

<i>(Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)</i>
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou nesta terça-feira que o técnico Renan Dal Zotto convocou mais nove jogadores para a Seleção Brasileira. A principal novidade é a inclusão do cubano Leal, ídolo do Cruzeiro e que atua na Itália. Naturalizado brasileiro em 2015, ele cumpriu o prazo estipulado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e poderá defender o Brasil a partir deste ano. 

Leal, de 30 anos, se junta ao levantador Bruninho, que também atua na Itália, para iniciar os treinos com os 15 jogadores que haviam sido convocados por Renan Dal Zotto. Também nesta terça-feira, o técnico chamou os atletas que estavam envolvidos na final da Superliga, definida no sábado passado, com o título inédito do Taubaté diante do Sesi-SP. São eles o oposto Alan, os ponteiros Douglas Souza, Lucas Lóh e Lucarelli, o líbero Thales e os centrais Lucão e Otávio - anunciado pelo Cruzeiro. 

Destes atletas, apenas Bruninho e Leal não estarão à disposição de Renan para os dois amistosos que o Brasil fará contra o Canadá, nos dias 22 e 24 de maio, em Campinas. A CBV confirmou que os dois só se apresentarão à Seleção no dia 27, sendo que o levantador será esperado no Centro de Desenvolvimento de Vôlei (CDV), em Saquarema (RJ), e Leal se juntará ao time nacional em Katowice, na Polônia, onde o time brasileiro vai iniciar a sua campanha na Liga das Nações.

Os jogadores que disputaram a final da Superliga têm apresentação marcada para a próxima segunda-feira, em Campinas. Já Otávio é aguardado no mesmo dia, mas no Centro de Desenvolvimento de Vôlei. 

Antes destes nove nomes confirmados nesta terça-feira, Renan havia convocado os levantadores Carísio, Cachopa e Thiaguinho, os opostos Wallace, Rafael Araújo e Felipe Roque, os centrais Isac, Maurício Souza, Flávio e Matheus, os ponteiros Maurício Borges, Kadu, Honorato e Rodriguinho e o líbero Maique.

Estes jogadores iniciaram um período de treinos sob o comandado de Marcelo Fronckowiak, auxiliar de Renan, que se apresentou nesta segunda-feira para dirigir o grupo. Além da Liga das Nações, a Seleção disputará nesta temporada o Pré-Olímpico, o Campeonato Sul-Americano, os Jogos Pan-Americanos de Lima e a Copa do Mundo.

O Brasil vai estrear na Liga das Nações no dia 31 de maio, contra os Estados Unidos, em Katowice. Também na cidade polonesa, a equipe de Renan terá pela frente a Austrália, em 1º de junho, e a seleção anfitriã, no dia 2. Nas semanas seguintes da competição, os brasileiros atuarão em Tóquio, Gondomar (Portugal), Cuiabá e Brasília. A fase final do torneio será em Chicago, de 10 a 14 de julho.

Confira o grupo completo de 24 jogadores convocados para a seleção:

Opostos - Wallace (Sesc-RJ), Alan Souza (Sesi-SP), Felipe Roque (Minas) e Rafael Araújo (MKS Bedzin-POL);

Levantadores -
Bruninho (Volley Lube-ITA), Eduardo Carísio (Minas), Thiaguinho (Sesc-RJ) e Fernando Cachopa (Cruzeiro);

Centrais - Isac (Cruzeiro), Maurício Souza (Sesc-RJ), Otávio (EMS Funvic Taubaté), Lucão (Taubaté), Flávio (Minas) e Matheus (Minas);

Ponteiros - Rodriguinho (Cruzeiro), Honorato (Minas), Lucarelli (Taubaté), Leal (Volley Lube-ITA), Lucas Lóh (Sesi-SP), Douglas Souza (Taubaté), Maurício Borges (Sesc-RJ) e Kadu (Tonno Callipo-ITA);

Líberos - Maique (Minas) e Thales (Taubaté).

Com Agência Estado

Tags: Renan Dal Zotto Seleção Brasileira cubano ponteiro cruzeiro leal