Convidado no Mineiro, Anápolis receberá Uberlândia na abertura do torneio (Foto: Anápolis/divulgação)
Começa nesta quinta-feira o Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei. Este ano, o torneio terá participação do Anápolis-GO como convidado. Os goianos se juntam a outros cinco clubes: Cruzeiro, atual campeão; Minas, Lavras, América/Montes Claros e Lavras.
O Estadual terá dez circuitos na fase de classificação. O primeiro será disputado no Ginásio Newton Faria, em Anápolis. O jogo de abertura será nesta quinta, às 20h, entre Anápolis e Uberlândia. Na sexta, às 20h, o América/Montes encara o Uberlândia. Já no sábado, às 17h, o América/Montes fecha o circuito contra o Anápolis.
América Vôlei entrará em quadra na sexta, às 20h, contra o Uberlândia (Foto: América Vôlei/divulgação)
O presidente da Federação Mineira de Vôlei (FMV), Tomás Tavares Perdigão Mendes, comemora o formato de longa duração do Campeonato Mineiro. “A fórmula adotada nos possibilita eventos nos fins de semana, não só em Belo Horizonte e Contagem, mas também em Montes Claros, Uberlândia, Lavras e Betim.”
“Há pelo menos 12 anos não acontece uma competição em tão larga escala. Chegamos a ter oito participantes, mas estes eram divididos em duas chaves de quatro equipes, que jogavam entre si, com as duas melhores de cada uma se classificando para a fase decisiva. Jogava-se pouco. Eram duas, três semanas, no máximo quatro”, lembra Tomás.
Com o novo formato, serão disputados 30 jogos já na primeira fase. “Vamos ter 10 circuitos, com três jogos em cada um. Todas as equipes jogarão contra todas nesses circuitos. Além disso, haverá a fase semifinal e a final. Estamos copiando o modelo da Liga das Nações, que proporcionará a realização de eventos de três dias em cada uma das cidades. Isso será importante, principalmente para o torcedor de vôlei”. Cada equipe disputará cinco circuitos.
A fase final, que incluem semifinais, disputas de terceiro lugar e final, será disputada no formato de jogo único.
Dos participantes do Mineiro, três clubes jogam a Superliga Masculina: Cruzeiro, Minas e América. O Lavras disputará a Superliga B. Já o Uberlândia estreará na Superliga C.