
A informação foi revelada pelo Blog do Bruno Voloch, no Estado de S. Paulo. Rodriguinho teria ingerido uma suplementação alimentar, contendo com uma substância proibida (ainda não divulgada), sem avisar o comando técnico da Seleção.
Por meio de nota, o Cruzeiro afirmou que não recebeu notificação oficial sobre o caso. O clube disse ainda que confia no atleta e dará apoio para esclarecer o caso.
Como a data do Pan-Americano coincidiu com o Pré-Olímpico, a CBV convocou uma "seleção B" para a disputa dos Jogos de Lima. Além de Rodriguinho, de 23 anos, a equipe contava com outros jovens atletas de futuro promissor.
Apesar do favoritismo, o Brasil ficou apenas com o bronze no Pan. Nas semifinais, a Seleção perdeu para Cuba por 3 x 0. A equipe então treinada por Marcelo Fronckowiak, assistente de Renan Dal Zotto, precisou vencer o Chile por 3 x 0 para conquistar o terceiro lugar.
Confira a nota oficial do Cruzeiro
"O Cruzeiro não recebeu notificação oficial sobre o caso. Durante os últimos 90 dias o atleta Rodriguinho serviu à seleção brasileira e o clube se posicionará somente após ter acesso às informações e análises laboratoriais que permitam entender o ocorrido. O Cruzeiro mantém um programa de rígido controle e de análise sobre todos atletas de seu elenco, não tendo registrado, em 13 anos, nenhum caso de uso incorreto de medicamentos ou suplementos. Rodriguinho é um atleta muito sério e comprometido. Ele conta com nossa confiança, e daremos apoio para que o caso possa se esclarecer adequadamente"