Vôlei
None

CAMPEONATO MINEIRO

Praia vence o Minas no tie-break e reconquista o título do Campeonato Mineiro de Vôlei

Time do Triângulo bate o rival por 3 a 2, em BH, e fatura o Estadual

postado em 07/11/2019 23:20 / atualizado em 07/11/2019 23:36

(Foto: Orlano Bento/Divulgação/Minas)
O Praia Clube quebrou a hegemonia do Minas nos últimos dois anos e voltou a conquistar o título do Campeonato Mineiro de Vôlei. Em jogo muito disputado e equilibrado na Arena Minas, na noite desta quinta-feira, o time do Triângulo venceu por 3 sets a 2, com parciais de 25/20, 20/25, 25/21, 18/25 e 15/11. Na decisão do terceiro lugar, na preliminar, o Curitiba - que participou como convidado - derrotou o Mackenzie por 3 a 0 (25/10, 25/10 e 25/12) e garantiu lugar no pódio.

O Praia venceu o Minas pela terceira vez seguida nos duelos desde o começo da temporada. O time triangulo levou a melhor no Desafio Minas x Rio, por 3 a 0, na final da Supercopa Feminina (3 a 0) e agora na decisão do Estadual. Os rivais decidiram as últimas edições da Superliga e da Copa do Brasil, com as minas-tenistas levantando a taça.

O JOGO

Não faltou emoção ao clássico mineiro na decisão em BH. E também erros, dos dois lados. O começo foi muito equilibrado, com troca de pontos. O Praia conseguiu abrir dois de vantagem e saiu na frente com 25 a 23, em um ace de Pri Daroit.

No segundo set, o Praia mostrou que teria que lutar contra a instabilidade. O time do Triângulo voltou irreconhecível e foi presa fácil para o Minas, que aproveitou bem os erros do rival e empatou a partida com 25 a 20. A torcida que compareceu à arena ganhou mais motivação para empurrar as anfitriãs. 

Mas o Praia retomou o controle na terceira parcial. A diferença chegou a ser de nove pontos (18 a 9). O Minas, no entanto, reagiu de forma heroica e conseguiu reduzir a desvantagem para seis (13 a 19). Com 21 a 18 e o rival 'na cola', a equipe do Triângulo melhorou no fim e fechou em 25 a 21, voltando a liderar o placar.

(Foto: Orlano Bento/Divulgação/Minas)
O Praia poderia fechar o jogo em 3 a 1. Mas voltou a mostrar irregularidade e os erros anteriores. Com isso, o Minas cresceu e, empurrado pela torcida, fechou em 25 a 18, levando a partida para o tie-break. O desafio das praianas era recolocar os nervos no lugar e subir o rendimento na quinta e decisiva parcial.

O Praia começou melhor, abriu 5 a 1 e assustou o Minas, que contou com bom saque de Bruna Honório para diminuir (5 a 3). Mas as visitantes pressionaram e as donas da casa sentiram o golpe. O time do Triângulo aumentou o ritmo, fez 14 a 9 e praticamente definiu a vitória. A dominicana Martinez, um dos destaques da partida, atacou na ponta e marcou 15 a 11. Vitória e título para a equipe do interior. 


Alerta para Superliga


"O time está de parabéns. Tivemos altos e baixos durante o jogo e temos que rever isso para a temporada. Temos que comemorar a conquista, o grupo trabalhou muito, mas sabemos que precisamos melhorar", alertou a ponteira Pri Daroit, que já pensa na Superliga Feminina. 

Na próxima terça-feira, o Praia, que tem um título e dois vice-campeonatos, estreará fora de casa contra o Valinhos, às 20h30, no interior paulista. No mesmo dia, o Minas, atual campeão e com um time que sofreu muitas modificações, terá pela frente o Flamengo, às 20h, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro. 

"Vamos começar a superliga fora de casa, o Valinhos tem qualidade técnica e temos de entrar firmes. Vamos curtir esse título até domingo, quando voltamos a treinar. Depois, vamos virar a chavinha e focar na Superliga", avisou Pri Daroit. 

Tags: título Minas tie-break praia clube Campeonato Mineiro de Vôlei