2

Cruzeiro renova com Filipe Ferraz e fecha o time de vôlei para temporada

Treinador é mantido após cinco títulos em menos de um ano e terá base do grupo que terminou a temporada passada, com reforços de peso

13/06/2022 21:31
compartilhe
Filipe Ferraz, mantido, terá base do grupo e ainda ganhou reforços de peso
foto: Agência i7/Cruzeiro

Filipe Ferraz, mantido, terá base do grupo e ainda ganhou reforços de peso


O Cruzeiro está com o time de vôlei fechado para disputar a temporada 2022/23. O clube celeste anunciou nesta segunda-feira a renovação de contrato do técnico Filipe Ferraz e do restante da comissão por mais um ano. Com a permanência do comandante, a Raposa completou o grupo principal para as próximas competições. 

Além de Filipe Ferraz e do restante da comissão técnica, o Cruzeiro renovou com o ponteiro Rodriguinho, os opostos Wallace e Openkoski, os centrais Otávio, Cledenilson e Guilherme Reich e os líberos Lukinha e Lucas Bauer. O cubano López, um dos destaques da equipe, também teve a permanência assegurada. 

Do grupo campeão da Superliga e do Sul-Americano de Clubes na temporada 2021/22, saíram o levantador Cachopa e o central Isac. O primeiro já foi anunciado pelo Monza, da Itália. Já o segundo também deixou o Cruzero e jogará no vôlei italiano. 

Ao mesmo tempo, para suprir as perdas, o Cruzeiro trouxe de volta o levantador argentino Nico Uriarte, além do experiente Rodrigo Ribeiro, ex-Blumenau, para a posição. Outra contratação de impacto foi a do central Lucão, que deixou o Campinas ao fim da temporada passada. O mesmo ocorreu no caso do ponteiro Gabriel Vaccari, ex-Sesi-SP e que estava na França.

RECONHECIMENTO


Filipe Ferraz, ídolo da torcida e com currículo vencedor pelo Cruzeiro nos 11 anos que defendeu o clube como jogador, na função de ponteiro, assumiu o comando no lugar do argentino Marcelo Mendez, outro multicampeão. Mesmo com toda a responsabilidade de substituir um treinador recheado de conquistas, Filipe mostrou serviço e levou a Raposa a mais taças, como as do Mundial de Clubes, em dezembro, ao hepta da Superliga e octa do Sul-Americano. 

Filipe considera a renovação um prêmio pela rápida adaptação ao novo cargo, no qual levou o Cruzeiro a conquistar cinco títulos - ganhou ainda o Mineiro e a Supercopa de Vôlei - em menos de um ano. "Eu estou muito feliz por tudo o que vivemos nesse último ano, o trabalho coletivo que foi feito, a evolução da equipe, da comissão técnica, de todos os envolvidos", frisou. 

"A gente implementou uma nova filosofia de trabalho e estamos colhendo os frutos de toda a temporada. Daqui a pouco vamos começar novamente, começar do zero e buscar a nossa melhor performance em todos os torneios, sem dúvidas. E mais uma vez, só tenho a agradecer pela confiança de poder defender a equipe do Cruzeiro por mais uma temporada", ressaltou.

REFORÇOS


Filipe disse que a manutenção da base e a reposição de peças para as perdas de Cachopa e Isac deixam o grupo forte para a próxima temporada. "Uma das coisas que o projeto do Sada Cruzeiro sempre fez foi a manutenção de uma base. Então a gente continua seguindo esse mesmo caminho. O Lucão vai nos ajudar demais, é um jogador que tem todas as qualidades de um excelente central, no ataque, saque, bloqueio, e acredito que vai se encaixar perfeitamente no nosso sistema", avaliou. 

O Vaccari não seria diferente, vem do voleibol francês e tem tudo pra explodir, ganhar bagagem, e com a nossa estrutura vai crescer muito", destacou. "O Rodrigo Ribeiro também vai contribuir muito com sua experiência. O Uriarte nós já conhecemos. É uma pessoa de muito exemplo, de muita dedicação, um atleta que quer sempre estar no topo, quer ganhar, traz essa energia e tenho certeza que também vai agregar demais", acrescentou.


Grupo do Cruzeiro para temporada 2022/23


Levantadores: Uriarte, Rodrigo Ribeiro e Rescley
Ponteiros: Rodriguinho, Gabriel Vaccari, López, Maicon, Matias
Opostos: Wallace, Openkoski
Centrais: Lucão, Cledenilson, Otávio, Pietro, Guilherme Rech
Líberos: Lukinha, Lucas Bauer

Compartilhe