None

DA ARQUIBANCADA

Eternamente, Cruzeiro

As­sim co­mo às ve­zes pre­ci­sa­mos tro­car de téc­ni­co, es­tá na ho­ra de um ou­tro tor­ce­dor ocu­par o meu lugar. Gos­ta­ria de agra­de­cer aos lei­to­res pe­lo ca­ri­nho (...) Um gran­de abra­ço a to­dos

postado em 12/07/2017 12:00 / atualizado em 12/07/2017 08:25

(Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Ado­ro ler co­lu­nas so­bre fu­te­bol pa­ra en­ten­der co­mo as ou­tras pes­soas  en­xer­gam es­te es­por­te que tan­to nos se­duz e aca­ba com o nos­so tem­po dis­po­ní­vel.  Se­ja ven­do jo­gos ou co­men­tan­do com ami­gos ou des­co­nhe­ci­dos.

O fu­te­bol pa­ra o bra­si­lei­ro é o me­lhor mo­ti­vo pa­ra ini­ciar uma con­ver­sa. A ou­tra pes­soa não pre­ci­sa ser da mes­ma ci­da­de nem tor­cer pa­ra o mes­mo clu­be que vo­cê. Bas­ta ci­tar o re­sul­ta­do de um jo­go da úl­ti­ma ro­da­da pa­ra que a pro­sa se­ja lon­ga e se­du­to­ra.

O as­sun­to va­ria de acor­do com os úl­ti­mos re­sul­ta­dos. Um gol de pla­ca é sem­pre mais se­du­tor do que uma be­la de­fe­sa. Uma go­lea­da cha­ma mui­to a aten­ção. Um lan­ce po­lê­mi­co abre al­gu­mas li­nhas de dis­cus­são. Se por um la­do o uso da ima­gem nos da­rá re­sul­ta­dos mais ho­nes­tos, por ou­tro di­mi­nui­rá o tem­po da re­se­nha por lan­ces du­vi­do­sos.

Al­guns jor­na­lis­tas gas­tam mui­to tem­po fa­zen­do aná­li­ses tá­ti­cas das par­ti­das.

Tal­vez pa­ra mos­trar que eles sa­bem mais do que os se­res nor­mais, que  so­men­te tor­cem pa­ra que o seu ar­ti­lhei­ro mar­que um gol no ad­ver­sá­rio. Nun­ca gos­tei des­te ti­po de abor­da­gem, pois tor­na o fu­te­bol mui­to bu­ro­crá­ti­co e ma­te­má­ti­co. Gos­to de es­ta­tís­ti­ca, mas pa­ra jus­ti­fi­car uma vi­são emo­cio­nal da par­ti­da, nun­ca o con­trá­rio. Co­me­cei a es­cre­ver es­ta co­lu­na em 2011, mais pre­ci­sa­men­te no mês de ju­nho. Na mi­nha se­gun­da co­lu­na, ci­tei o úl­ti­mo jo­go do cam­peo­na­to de 2003 e o tan­to que o meu fi­lho gos­ta­va do Mo­ta, pois iría­mos jo­gar con­tra o Bahia, na Are­na do Ja­ca­ré. Em to­do es­te pe­río­do, fo­ram em tor­no de 300 co­lu­nas.

Ti­ve a opor­tu­ni­da­de de es­cre­ver, jun­to com o meu par­cei­ro Bru­no Ma­teus, o li­vro do cam­peo­na­to de 2013. Um pra­zer in­crí­vel pes­qui­sar so­bre o clu­be, suas his­tó­rias e nos­sos ído­los.  Es­cre­vi o li­vro achan­do que tão ce­do não ga­nha­ría­mos ou­tro cam­peo­na­to co­mo aque­le, mas, pa­ra nos­sa sur­pre­sa, is­so acon­te­ceu mais rá­pi­do do que o es­pe­ra­do.

Uma das coi­sas que mais me or­gu­lharam du­ran­te to­do es­se tem­po foi ver meu no­me na ca­pa do maior jor­nal de Mi­nas, prin­ci­pal­men­te re­la­tan­do as nos­sas con­quis­tas. Era co­mo se ti­ves­se mar­ca­do o gol do tí­tu­lo. To­da vez que is­so acon­te­cia, me lem­bra­va do meu avô, Hen­ri­que Fur­ta­do Por­tu­gal, mé­di­co sa­ni­ta­ris­ta, que aju­dei du­ran­te mui­to tem­po a dis­tri­buir, pe­lo cor­reio, sua co­lu­na pa­ra jor­nais pe­lo in­te­rior. Era a con­ti­nui­da­de de um le­ga­do fa­mi­liar que guar­do com ca­ri­nho.

Sem­pre gos­tei de es­cre­ver so­bre o Cru­zei­ro, mes­mo não sa­ben­do mui­to de fu­te­bol. Sou um apai­xo­na­do tor­ce­dor que gos­ta de co­lo­car em pa­la­vras a emo­ção que sin­to pe­lo man­to azul es­tre­la­do. Es­cre­vi so­bre mo­men­tos ale­gres, tí­tu­los, dú­vi­das e cri­ses. Sem­pre pre­ser­van­do o mais im­por­tan­te, a pai­xão pe­lo clu­be. Os di­ri­gen­tes pas­sam, os jo­ga­do­res en­tram e saem, mas o tor­ce­dor fi­ca.

Ci­tei to­dos esses fa­tos por­que che­guei à con­clu­são de que meu ci­clo nes­te es­pa­ço che­gou ao fim. As­sim co­mo às ve­zes pre­ci­sa­mos tro­car de téc­ni­co, es­tá na ho­ra de um ou­tro tor­ce­dor ocu­par o meu lu­gar.

Gos­ta­ria de agra­de­cer aos lei­to­res pe­lo ca­ri­nho e, es­pe­cial­men­te, ao Car­los Mar­ce­lo, que te­ve a co­ra­gem de co­lo­car um mú­si­co pa­ra es­cre­ver se­ma­nal­men­te so­bre sua pai­xão pe­lo clu­be do co­ra­ção.

Um gran­de abra­ço a to­dos.

Tags: cruzeiroec