Cruzeiro
None

Em crise, Cruzeiro escolhe novo presidente nesta segunda-feira

Conselheiros escolherão sucessor de Zezé Perrella e colocarão fim a dinastia de 16 anos

postado em 03/10/2011 06:36 / atualizado em 03/10/2011 23:34

Soraia Piva/Superesportes

Há muitos anos as eleições para presidente do Cruzeiro não ocorriam em um momento tão turbulento do clube. Em queda livre, o time vive a pior série sem vitórias de sua história no Campeonato Brasileiro e vê a zona de rebaixamento se aproximar vertiginosamente. Nesta segunda-feira à noite, os conselheiros celestes vão às urnas na sede social do Barro Preto para escolher o presidente do clube no triênio 2012/2014.

A família Perrella, há 17 anos no poder, não concorrerá desta vez. O candidato apoiado por Zezé Perrella será Gilvan de Pinho Tavares, que comporá a Chapa 2 com José Maria Queiroz Fialho e Márcio Rodrigues.

O candidato de oposição será o radialista Alberto Rodrigues, com os vices Antônio Claret Nametala, ex-diretor de marketing do clube, e Zezé Franelli.

Gilvan Tavares pretende manter o regime presidencialista de centralização de poder, adotado atualmente por Zezé Perrella. Confiante em sua eleição, o candidato planeja montar o time de 2012 antes mesmo de terminar o ano de 2011.

Alberto Rodrigues e Antônio Claret pretendem adotar uma gestão compartilhada do clube, com divisão de responsabilidades e tarefas. O principal foco da campanha desta chapa, integrada ainda por Zezé Franelli, é a queda do modelo exportador de atletas, com a adoção de novas formas de arrecadar receitas para o Cruzeiro.

As eleições ocorrerão das 19h às 21h na sede social do clube, no Barro Preto, e têm direito a voto 513 conselheiros. Somente eles podem participar da escolha do presidente celeste, mas o voto é facultativo. O resultado sai ainda na noite desta segunda-feira.

Nas últimas eleições, em 2008, Zezé Perrella derrotou Márcio Rodrigues, hoje vice de Gilvan Tavares, por 375 votos a 39.