Cruzeiro
None

2 a 2

Cruzeiro vira, mas perde chance de definir situação ao ceder empate para o Ceará

Jogo prometia emoção e teve, de sobra, para as duas torcidas. Mas a equipe celeste teve a chance eliminar a chance de queda, em Fortaleza, e não conseguiu

postado em 27/11/2011 18:58 / atualizado em 27/11/2011 21:48

Jorge Gontijo/EM/D.A. Press

O Cruzeiro largou atrás, em Fortaleza, e deixou a sua torcida preocupada. Mas, no segundo tempo, veio a virada, ante o Ceará. Contudo, o sentimento de alívio durou pouco. O adversário direto na luta pela permanência na Série A conseguiu empatar e deixou tudo para ser definido na rodada final.


Os gols foram marcados por Osvaldo, Anselmo Ramon, Ortigoza e Daniel Marques, na ordem.

Apesar de não ter aproveitado a chance de eliminar a chance de queda, a equipe celeste continua dependendo de suas próprias forças, já que o Atlético-PR perdeu para o América.


Primeiro tempo: dois marcados e muitos perdidos

Um jogo que prometia emoção, pela sua importância, foi também de mexer com o torcedor pelos lances, em campo. No primeiro tempo, cada equipe comemorou uma vez, mas poderia ter sido mais eficaz ofensivamente.

Logo no primeiro minuto, Diego Renan perdeu um gol cara a cara com Fernando Henrique. O lateral foi lançado por Montillo e concluiu para o alto. Ainda no início da partida, Fabrício arriscou de longe, mas parou no camisa 1 cearense.

Jorge Gontijo/EM/D.A. Press
Aos 9 minutos, a Raposa continuava pressionando e perdeu nova chance. Depois de Fernando Henrique espalmar mal um cruzamento de Wellington Paulista, Anselmo Ramon não conseguiu se dar bem contra a defesa do Ceará.

Depois, foi a vez de o Vozão levar perigo. O zagueiro Fabrício concluiu, de cabeça, no canto de Fábio. O camisa 1 mostrou muita agilidade e conseguiu fazer uma ótima defesa.

O grito de gol finalmente saiu da garganta dos torcedores aos 20. Quem abriu o placar foi o Ceará. Osvaldo, que desperta o interesse celeste para 2012, partiu em velocidade no contra-ataque, passou facilmente, com direito a caneta, por Diego Renan, a concluiu no alto do gol de Fábio: 1 a 0.

Três minutos depois, o Cruzeiro empatou. Montillo criou boa jogada pela direita e cruzou na medida para Anselmo Ramon. O camisa 11 cabeceou no fundo do gol e tranquilizou, pelo menos um pouco, a torcida celeste: 1 a 1.

O adversário da Raposa na briga pela permanência na Série A quase voltou a ficar em vantagem aos 31 minutos. Após escanteio batido na área azul, a bola quase entrou, mas Fábio defendeu. No lance, o goleiro foi atingido na cabeça e recebeu atendimento. Mesmo um pouco grogue, ele permaneceu em campo.

Contudo, posteriormente, ao pedir auxílio para Leo na cobrança de um tiro de meta, ele foi amarelado por Wilson Luiz Seneme e agora está suspenso para o clássico do próximo domingo, contra o Atlético.

Segundo tempo: sentimento de alívio durou pouco


Depois de muitos bons lances na primeira etapa, os dois times voltaram menos incisivos no início do segundo tempo. Nos primeiros 15 minutos, nenhum lance de perigo.

Mas aos 16, aconteceu a virada. Fabrício achou Marquinhos Paraná na ponta direita. O lateral fez bom cruzamento para Ortigoza, que havia acabado de entrar em campo. O paraguaio concluiu bem e deixou a Raposa em vantagem: 1 a 2.

O jogo continuou em ritmo lento. Ao contrário do primeiro tempo, as duas equipes demonstravam pouco poder de criação. Aos 33 minutos, Fábio fez boa defesa em cabeceio de Washington. Contudo, o lance já estava parado, pois havia impedimento.

Quando o Cruzeiro estava na frente e o Atlético-PR perdia para o América, tudo parecia definido, com a permanência celeste na Série A. Contudo, o Ceará chegou ao empate. Após lançamento longo para frente, Naldo não conseguiu cortar de cabeça e a bola sobrou para Daniel Marques bater por cima de Fábio: 2 a 2.

Aos 40 minutos, Fábio salvou na cobrança perigosa de escanteio. O goleiro se deu bem após cabeceio de Washington.

No fim do jogo, as duas equipes buscaram o gol, mas não tiveram sucesso. O empate foi definido. A permanência na Série A ou queda para a B, ainda não.


Ceará 2 x 2 Cruzeiro

Ceará
Fernando Henrique; Heleno, Fabrício, Daniel Marques e Eusébio; Juca, Michel (Sinho, 26min/2ºT), João Marcos (Leandro Chaves, 28min/1º/T) e Thiago Humberto; Osvaldo e Roger (Washington, 11min/2ºT). Técnico: Dimas Filgueiras.

Cruzeiro
Fábio; Marquinhos Paraná (Naldo, 35min/2ºT), Leo, Victorino e Diego Renan; Fabrício, Charles (Everton, 19min/2ºT), Leandro Guerreiro e Montillo; Anselmo Ramon (Ortigoza, 14min/2ºT) e Wellington Paulista. Técnico: Vágner Mancini

Motivo:
37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 27 de novembro de 2011, às 17 horas
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)

Gols: Osvaldo (CEA), 20min do 1º/T; Montillo (CRU), 23min do 1º/T; Ortigoza (CRU), 16min/2ºT
Cartões amarelos: Fernando Henrique, Daniel Marques, Eusébio, Thiago Humberto e Michel (CEA); Fábio, Montillo, Marquinhos Paraná e Charles (CRU)
Cartão vermelho: Não houve
Público: 17.331 pagantes
Renda: R$ 323.179,00