Cruzeiro
None

Ranking

IFFHS comete gafe e exclui Cruzeiro do ranking mundial no mês de abril

Clubes brasileiros com pior rendimento no período, como Atlético-PR e Ceará, estão entre os 400 melhores; equipe estrelada tem histórico de boas colocações na lista

postado em 02/05/2012 13:39 / atualizado em 03/05/2012 00:27

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), instituição de estatísticas esportivas reconhecida pela Fifa, divulgou um ranking com os 400 melhores clubes do mundo. O órgão, que computou os pontos somados por todos os clubes do mundo de 1º de maio de 2011 a 30 de abril de 2012, cometeu uma gafe ao alijar o Cruzeiro da lista.

Clubes que tiveram desempenho pior do que o clube celeste no Campeonato Brasileiro (principal competição nacional disputada no período em que o ranking foi organizado), como Ceará e Atlético-PR, rebaixados à Série B, estão entre os melhores do mundo.

Em outros dois torneios em disputa, o Cruzeiro obteve bom desempenho. Embora tenha sido eliminado do Campeonato Mineiro nas semifinais, com duas derrotas para o América, a Raposa alcançou nove vitórias, um empate e três derrotas. Na Copa do Brasil, venceu duas partidas, contra Rio Branco e Chapeconense, e empatou uma, com o clube catarinense.

O Cruzeiro tem bom histórico nesse ranking. De julho de 2009 a maio de 2010, esteve entre os dez primeiros colocados ininterruptamente. Na última lista elaborada pela IFFHS, estava na 58ª colocação.

O melhor entre os clubes brasileiros é o Vasco, na décima posição, com 235 pontos. O Atlético, por sua vez, está na 328º colocação, com 68 pontos. Santos, Fluminense, Corinthians, Internacional, Flamengo, Botafogo, Coritiba, São Paulo, Palmeiras, Ceara, Figueirense, Grêmio, Atlético-GO, Atlético-PR e Bahia são outros clubes brasileiros que figuram na lista.

O líder geral é o Barcelona com 367 pontos. Real Madrid (306), Universidad de Chile (304,5), Bayern de Munique (287) e Atlético de Madrid (278) encabeçam as primeiras posições, respectivamente.