Cruzeiro
None

Na estreia de Roth, Cruzeiro é irregular e fica no empate sem gols com Atlético-GO

Time celeste começa o Campeonato Brasileiro com atuação irregular em Uberlândia

postado em 20/05/2012 20:20 / atualizado em 20/05/2012 20:27

Celio Messias/VIPCOMM

A estreia de Celso Roth deixou claro que o treinador terá muito trabalho para conseguir armar uma equipe regular na Toca da Raposa. Neste domingo, o time celeste teve atuação instável e iniciou o Campeonato Brasileiro com empate sem gols diante do Atlético-GO, em Uberlândia.


Com um ponto somado em casa, o Cruzeiro tentará a primeira vitória sob o comando de Celso Roth longe de seus domínios. No próximo sábado, às 21h, a Raposa enfrenta o Náutico no Recife.

O jogo contra o time pernambucano poderá marcar as estreias dos volantes Tinga e Willian Magrão, contratados nessa semana. Sem eles e numa formação com cinco homens no meio-campo e Wellington Paulista isolado no ataque, o Cruzeiro não conseguiu balançar as redes contra o Atlético-GO de Adílson Batista, que não aceitou oferta para assumir o cargo deixado por Vágner Mancini. Assim, Roth foi a alternativa da diretoria cruzeirense.

Começo turbulento

Nos primeiros 45 minutos sob o comando de Celso Roth, a Raposa alternou instabilidade na defesa e oportunidades escassas no ataque. A primeira chance aconteceu aos 7 minutos de jogo. Montillo avançou pela direita e cruzou para a área, a zaga do Atlético-GO cortou e a bola sobrou para Souza. Livre, o meia finalizou mal. Logo no minuto seguinte, os visitantes responderam. Bida foi lançado na área, dominou no peito e, de frente para o gol, chutou à direita de Fábio.

Com início instável, o time celeste viu seu goleiro ser bastante acionado. O Atlético-GO se aproveitava de atuação irregular do lateral Marcos e criava oportunidades pela ponta esquerda. Numa delas, Bida pegou sobra na entrada e bateu forte, Fábio saltou e evitou a abertura do placar.

Dominado pelo adversário em boa parte do primeiro tempo, o Cruzeiro voltou a ter chance de gol apenas aos 29 minutos. Souza finalizou de longe, a bola desviou na marcação e sobrou para Everton, que teve chute defendido pelo goleiro Roberto.

A partir de então, a equipe comandada por Celso Roth esteve mais próxima de marcar. Aos 37 minutos, o Cruzeiro teve gol anulado. Amaral cobrou falta para a área e Victorino, que substituiu o contundido Alex Silva, finalizou para o fundo das redes, mas em impedimento.

Duas grandes chances aconteceram nos últimos minutos da etapa inicial. Na primeira delas, Montillo cruzou, Everton chutou forte e Roberto espalmou. A bola ficou com Charles, que finalizou em cima de defensores do Atlético-GO. Na sequência, Montillo lançou para Wellington Paulista, que chutou de bico e longe da meta.

Pouca evolução

Para a etapa final, Celso Roth sacou Marcos, que foi muito vaiado pela torcida. Diego Renan o substituiu. Com a mudança na lateral, o Cruzeiro cedeu menos espaços pelo lado direito de sua defesa, mas não conseguiu dominar o adversário no princípio do segundo tempo.

Nos primeiros 15 minutos da etapa final, o Cruzeiro finalizou apenas uma vez a gol, com Montillo de fora da área. Assim, Celso Roth voltou a acionar o banco de reservas e mudou a formação tática. Everton deixou a partida para a entrada de Anselmo Ramon.

Aos 17 minutos, o time celeste esteve muito próximo de abrir o placar, mas parou no goleiro adversário. Souza cruzou da ponta direita, Wellington Paulista cabeceou no canto esquerdo e Roberto se esticou para fazer grande defesa.

Três minutos depois, nova combinação entre cruzamento de Souza e cabeceio de Wellington Paulista voltou a assustar o Atlético-GO. O desvio de cabeça do camisa 9 saiu rente à trave direita. Montillo também teve sua chance, mas não conseguiu superar Roberto.

No momento em que o Cruzeiro mais ameaçava o adversário, o time de Celso Roth teve de lidar com desvantagem numérica. O atacante Anselmo Ramon recebeu cartão vermelho aos 30 minutos. Na saída do gramado, o jogador se queixou de “não poder mais reclamar” da arbitragem. Com um homem a menos, o time celeste se fechou na defesa e aguardou o fim de jogo.

Cruzeiro x Atlético-GO

Cruzeiro
Fábio; Marcos (Diego Renan, no intervalo), Alex Silva (Victorino, aos 17min do 1ºT), Leo e Marcelo Oliveira; Charles, Amaral, Souza, Montillo Everton (Anselmo Ramon, aos 18min do 2ºT); e Wellington Paulista
Técnico: Celso Roth

Atlético-GO

Roberto; Joilson, Gilson, Paulo Henrique e Ernandes; Pituca, Marino (Juninho, aos 41min do 2ºT), Fernando Bob, Bida e Elias (William, aos 22min do 2ºT); Diogo Campos (Felipe, aos 33min do 2ºT)
Técnico: Adílson Batista

Motivo: Primeira rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Parque do Sabiá, em Uberlândia
Data: 20 de maio (domingo)
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Marcos Santos Pessanha (RJ)
Cartões amarelos: Gilson (Atlético-GO), Everton e Amaral (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Anselmo Ramon (Cruzeiro), aos 30min do 2ºT