Cruzeiro
None

Se desistir de Marcelo, Cruzeiro ainda terá dificuldades para agradar à torcida

Longe de técnicos caros, clube celeste pode ficar restrito a nomes de pouco apelo

postado em 09/11/2012 18:00 / atualizado em 09/11/2012 18:11

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

A diretoria do Cruzeiro admite que manteve contato com Marcelo Oliveira, mas a ampla rejeição da torcida ao treinador pode deixá-lo distante da Toca da Raposa. No entanto, mesmo se desistir da negociação, a diretoria cruzeirense terá dificuldades para agradar aos seus torcedores.

Com dificuldades financeiras enfrentadas em todo o mandato de Gilvan de Pinho Tavares, iniciado em janeiro, o Cruzeiro fica distante de técnicos “caros”. Esse panorama afasta a possibilidade de o clube voltar a contar com Luiz Felipe Scolari ou Levir Culpi. Felipão ainda se dedica neste momento a auxiliar a organização da Copa do Mundo de 2014, com o cargo de consultor informal do Ministério do Esporte.

Principal desejo de Gilvan, Vanderlei Luxemburgo também se encaixa no perfil “caro”. Atualmente no Grêmio, ele negocia com o presidente eleito Fábio Koff a renovação do contrato que se encerra no fim do ano. De acordo com o assessor da nova direção gremista, Omar Selaimen, há a possibilidade de que o acordo seja concluído até o final desta semana.

Com poucas opções no mercado nacional, o Cruzeiro poderia recorrer novamente a Jorge Sampaoli. O técnico argentino foi procurado pela diretoria celeste antes da contratação de Celso Roth. Desta vez, o agente do comandante da Universidad de Chile afirma que não houve novo contato oficial. Caso busque Sampaoli, o Cruzeiro enfrentará forte concorrência. Em enquete realizada pelo Superesportes no início deste mês, ele era o preferido da torcida celeste.

“O Sampaoli agora tem duas propostas oficiais. Uma do Catar, em que o Xeque o convidou para passar 10 dias por lá para conhecer a estrutura, e outra da China. A prioridade dele ainda é o futebol brasileiro e ele tem muito interesse em trabalhar no Cruzeiro, mas recentemente não houve proposta oficial. Ele tem contrato com a Universidad de Chile até 2013, mas entende que encerrou seu ciclo por lá e se anima muito com a ideia de implantar sua filosofia no Brasil. Ele quer definir o futuro o mais rápido possível, para se planejar e estudar em cima do seu próximo trabalho”, disse Gélson Baresi ao Superesportes.

Alternativa acessível ao Cruzeiro financeiramente e também com boa aceitação entre a torcida, Adílson Batista definiu seu destino para 2013 nessa quinta-feira. O ex-cruzeirense foi contratado pelo Figueirense, clube muito próximo do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Na “prateleira de baixo”, a diretoria cruzeirense tem opções que enfrentariam rejeição pela inexperiência e currículo ainda inexpressivo. Nesse perfil, estão Enderson Moreira, do Goiás, e Jorginho, do Bahia.

Ampla rejeição a Marcelo Oliveira


No caso de Marcelo Oliveira, a falta de títulos expressivos também o afasta da Toca. Mas o passado do treinador no Atlético é um dos fatores que causa maior rejeição junto à torcida cruzeirense. Entre as décadas de 70 e 80, ele defendeu o time alvinegro por 14 temporadas. Marcelo foi ainda técnico atleticano por seis vezes.

Apesar da rejeição, a diretoria do Cruzeiro alega que Marcelo Oliveira se encaixa no perfil pretendido para 2013. O clube quer quer os jogadores revelados nas categorias de base sejam aproveitados na equipe profissional.

“A diretoria procura um profissional que venha nos atender dentro da política de 2013. o Cruzeiro entende que precisa de um treinador que valorize as categorias de base e valorize os meninos. O Marcelo tem esse perfil”, destacou o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes.