Cruzeiro
None

MERCADO

Ex-técnico de Samudio na Seleção, Arce traça perfil de reforço do Cruzeiro

Lateral-esquerdo contratado pelo Cruzeiro se destaca por velocidade, poderio ofensivo e experiência. Fora de campo, jogador foi definido como 'menino muito bom'

postado em 13/12/2013 08:00 / atualizado em 13/12/2013 18:31

Gustavo Andrade /Superesportes

AFP PHOTO/Norberto Duarte


Atualizada às 16h30 desta sexta-feira

Confirmado como o primeiro reforço do Cruzeiro para a próxima temporada, Miguel Samudio defendeu a Seleção Paraguaia nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014. No início da disputa por uma vaga para o Mundial do Brasil, a equipe guarani foi comandada por Arce, ex-lateral de Grêmio e Palmeiras. Em entrevista ao Superesportes, o antigo treinador de Samudio analisou as características do defensor.

“É um lateral muito rápido, canhoto, de muita técnica. Ele tem muito tempo de seleção e Copas Libertadores disputadas. É um cara tarimbado, o melhor lateral-esquerdo que temos no Paraguai”, afirmou Arce.

O ex-técnico da Seleção Paraguaia definiu Miguel Samudio como um “apoiador”, com facilidade para atuar em função ofensiva. “Ele pode jogar de meia aberto, à frente de um lateral-esquerdo. Quando era novo, nas divisões de base, ele era meia. Depois, foi para lateral”, observou.

REUTERS/Jorge Adorno
Arce comparou Samudio a Serginho, lateral que defendeu o Cruzeiro na década de 90 e passou por São Paulo e Milan, além de ter sido campeão da Copa América de 1999 pela Seleção Brasileira. “Ele ocupa as faixas com velocidade, é muito rápido. Além de velocidade, tem bom passe e bom cruzamento. É um cara muito bom para atacar. É de características como o Serginho, que jogou pelo São Paulo na minha época. Ele dá um tapa na frente e ganha na velocidade”, analisou.

Com oito anos de experiência no futebol brasileiro, o ex-gremista e palmeirense crê que a experiência de Miguel Samudio facilitará sua adaptação ao futebol brasileiro. “É muito experiente, mais do que muitos jogadores no Brasil. Jogou Eliminatórias e outras várias vezes pela Seleção. Acredito que não terá nenhum inconveniente. É um cara de qualidade”, disse.

Nas Eliminatórias para a Copa de 2014, Arce comandou o Paraguai nas cinco primeiras rodadas. Samudio foi convocado para quatro desses compromissos. Fora de campo, o treinador também dá boas referências do lateral contratado pelo Cruzeiro. “É um menino muito bom, de boa formação, tranquilo. É um cara legal, muito bom profissional. O Cruzeiro levará alguém que pode ajudá-lo muito dentro de campo. E fora, acredito que a alegria do povo brasileiro o ajudará”.

Embora tenha grande experiência na Seleção Paraguaia e despertado interesse de clubes europeus, Samudio, aos 27 anos, nunca deixou sua terra natal. Arce ressalta que o poderio financeiro do Libertad impediu que ele deixasse o clube. “O Libertad é um clube muito rico. Quando alguém chegava (para contratá-lo), o Libertad cobria a proposta. Pode ser que as ofertas não tenham atendido às expectativas do clube. O atual presidente da República (Horacio Cartes) era presidente do clube”, destacou.

Atualmente, Arce comanda o Cerro Porteño. A equipe foi campeã paraguaia na última edição do campeonato nacional com 11 pontos de vantagem sobre o vice-campeão Libertad, time defendido por Miguel Samudio.

Tags: reforço lateral arce paraguai samudio cruzeiro