
Em contato com o Superesportes, por telefone, o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Castellar Guimarães Neto, explicou que a tabela do Estadual foi publicada em novembro do ano passado, antes do sorteio da Libertadores, realizado em janeiro deste ano. O mandatário, contudo, esclareceu que mudanças no calendário estadual, respaldadas pelo regulamento, devem ser feitas nos próximos dias.
“Por causa de uma exigência do Estatuto do Torcedor publicamos a tabela do Campeonato Mineiro com antecedência, antes mesmo da tabela da Copa Libertadores. Mas já havia conversado com o Gilvan (presidente do Cruzeiro) e com o Nepomuneco (presidente do Atlético) para dizer que eventuais alterações seriam feitas para não prejudicar os clubes mineiros na Libertadores. E isso está previsto no regulamento, basta uma solicitação do clube. A Federação também pode fazer isso. Vamos esperar alguns dias para que eventuais modificações sejam feitas”, observou o mandatário, que está na Europa em viagem.
Representantes da FMF e do Cruzeiro devem decidir, em consenso, as novas datas para as semifinais do Campeonato Mineiro. A ideia é achar um espaço no calendário que não asfixie o clube celeste, que entrará em momento decisivo na Copa Libertadores.
Críticas de Marcelo Oliveira
Saiba mais
“Só tenho a registrar que tivemos um jogo na quinta-feira (na Venezuela), viajamos a noite toda para jogar o clássico. No ano passado, já tínhamos feito isso. É muito desgastante, porque são jogos decisivos. Lá na frente, teremos um jogo no domingo, da semifinal, e jogaremos pela Libertadores na terça-feira. Você não pode trocar um time numa semifinal de campeonato”, afirmou.
“Vamos para o sacrifício outra vez, sendo que, na semana passada, passamos o sábado e o domingo descansando. Há uma incoerência, uma falta de planejamento, de programação, para que não tenham jogos de Libertadores e decisivos do Mineiro tão próximos assim, porque isso desgasta”, acrescentou.