
Especializado em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan, Thiago começou cedo no esporte, depois de receber oportunidade de José Carlos Brunoro, ex-diretor de futebol do Palmeiras, para ser consultor na Brunoro Sport Business, em 2004. Na época, a empresa geria o futebol do Audax, clube empresa do Grupo Pão Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Colega de Scuro no curso de especialização e durante sua passagem pelo Red Bull, o jornalista Giovani Martineli, ex-assessor de imprensa do clube paulista, deu declaração parecida com a de Brunoro quando perguntado sobre o perfil de Thiago.
“É um profissional extremamente capacitado, tem muita bagagem teórica, não só sobre futebol, mas de administração e marketing esportivo. Está sempre procurando evoluir, realiza cursos que até não têm relação direta com o futebol, mas que podem auxiliar na gestão, em possíveis conflitos. Administrativamente é muito bom”, disse.
Depois de prestar consultoria ao Red Bull, por meio da empresa de Brunoro, Scuro foi contratado para assumir a gerência de futebol da equipe de Campinas, em outubro de 2013. “Ele sempre trabalhou em parceria com as categorias de base, tem muita vivência nessa área desde a época do Audax”, completou Martineli.
Primeiro passo em clube grande

“O Thiago é uma pessoa que dá o passo onde pode assumir. Ele já está preparado para isso, está bem motivado para isso, e está ciente de que tinha que assumir essa posição agora, que ele se preparou a vida toda para isso. Ele sabe que é uma oportunidade, está bastante motivado, e sabe que tinha que aceitar, tinha que ser nesse momento”, disse Brunoro, que já tratou Scuro como novo dirigente do Cruzeiro e mandou um recado para o torcedor celeste.
“A torcida pode esperar muita transparência, é um profissional extremamente honesto nos negócios, tem muita capacidade administrativa, de governança. Acredito que o Cruzeiro vai ter um crescimento com a vinda dele, com a governança de elenco. Pensando em estruturação e trabalho do futebol, o Cruzeiro deu um tiro certeiro”, disse.
Outra qualidade de Scuro, completou Brunoro, é a relação com os jogadores e comissão técnica. “O relacionamento é um diferencial do Thiago. Ele tem extrema capacidade para trabalhar muito bem não só com jogadores, mas com comissão técnica”, concluiu.
Chancela de Alexandre Mattos

Hoje no Palmeiras, Mattos elogiou Thiago Scuro e o novo projeto do futebol cruzeirense. “Thiago é um jovem organizado, com vontade de crescer. Tem bom perfil. Ao lado do Bruno Vicintin vai crescer muito. Já estava merecendo uma oportunidade dessa na carreira há tempos. Acho que o Gilvan e o Bruno estão acertando em dar uma oportunidade ao Thiago”, disse.
Neste ano, Scuro e Mattos foram rivais no prêmio entregue pelo Brasil Sports Market ao melhor executivo do futebol brasileiro. Os dirigentes concorreram ainda com Eduardo Maluf do Atlético, César Sampaio do Joinvile e Nei Pandolfo do Sport. O dirigente do Palmeiras acabou conquistando o troféu, pelo trabalho realizado no Cruzeiro, em 2014. Mattos também recebeu o mesmo prêmio em 2013.
Formação acadêmica de Thiago Scuro
Universidade Estadual de Londrina
Ciência do Esporte, Gestão e Marketing Esportivo
1999 – 2002
Escola de Negócios Trevisan
Especialização, Gestão e Marketing Esportivo
2005 - 2006
FIA - Fundação Instituto de Administração
MBA em Gestão Empresarial
2008 – 2010
Fundação Getulio Vargas / FGV
Aperfeiçoamento, Liderança 360 - Abilio Diniz
2012 – 2012
Johan Cruyff Institute for Sports Studies
Football Management
2013 – 2014
Universidade do Futebol
Gestão Técnica no Futebol, Futebol
2015 – 2015