Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Volante uruguaio Federico Gino, parceiro de Arrascaeta, está mais perto do Cruzeiro

Federico Gino estava na Itália, fez apenas um jogo, mas tem trajetória na base

postado em 28/01/2016 18:25 / atualizado em 28/01/2016 19:46

REUTERS/Eliseo Fernandez

Além de negociar com o argentino Lucas Romero, de 21 anos, o Cruzeiro tem conversas avançadas com o volante uruguaio Federico Gino, de 22 anos, que acaba de rescindir seu vínculo com o Defensor Sporting de Montevidéu. O jogador foi oferecido à diretoria cruzeirense depois de uma passagem de quatro meses pelo Carpi da Itália, onde fez apenas um jogo. Sem chances, o atleta preferiu rescindir contrato para tentar uma volta por cima em outro clube.

Mesmo que feche com Gino, o Cruzeiro ainda tentará um acordo com Lucas Romero do Vélez.

Em sua conta no Twitter, Gino alega ter tripla nacionalidade: uruguaia, brasileira e italiana. Logo, se for contratado, o volante não ocuparia uma das vagas de estrangeiro.

O melhor ano da carreira de Gino foi 2013, quando foi titular do Uruguai no vice-campeonato mundial sub-20, em torneio realizado na Turquia. Naquela edição, ele marcou um gol em sete partidas.

Desde essa participação no Mundial, Federico foi integrado ao profissional do Defensor, e disputou 46 partidas até ser cedido por empréstimo ao Carpi. Na Itália, seu único jogo foi contra o Vicenza, em 3 de dezembro, pela Copa da Itália.

Cruzeiro

Em 2014, Gino enfrentou o Cruzeiro na Copa Libertadores, no empate por 2 a 2 no Mineirão. Naquela edição do torneio continental, ele fez cinco jogos, todos como titular.

Federico Gino atuou no Defensor ao lado de De Arrascaeta, que teria dado boas referências à diretoria.

AFP PHOTO / Douglas MAGNO


Análise de quem acompanhou de perto

Para saber mais sobre as características de Federico Gino, o Superesportes procurou jornalistas que acompanharam de perto a curta carreira do volante no Uruguai.

Nicolas Saul
Rádio Fénix 1330 AM de Montevidéu

Federico Gino é um jogador que se tornou profissional em 2013. Jogou o Mundial sub-20 da Turquia pelo Uruguai, ficando em segundo lugar. Naquela ocasião, teve um rendimento importante. A partir de então, o Defensor Sporting começou a dar a ele mais oportunidades de atuar, inclusive na Libertadores, mas nunca esteve a ponto de ser brilhante. No fim de agosto de 2015, Gino foi emprestado ao Carpi por um ano, mas na Itália não teve oportunidade de jogar. Por conta disso, o volante voltou ao Defensor em janeiro, jogou alguns minutos em partidas amistosas, até que chegou a possibilidade de ir ao Cruzeiro. Não sei em que condições chegaria ao Brasil, já que ficou muito tempo sem atuar regulamente.

Quanto à forma de atuar, Gino é um volante de marcação e que algumas vezes surge bem no ataque. Tem boa condução de bola. Fisicamente não é tão forte e creio que sua resistência será um problema, porque não tem jogado muito e não está bem fisicamente. Creio que precisaria de algum tempo para se adaptar.

Leonardo Sanguinetti
TV Monte Carlo de Montevidéu

Federico nasceu futebolisticamente no Defensor, um dos melhores formadores de jogadores do Uruguai e clube que mais exporta. Gino é um volante versátil, que marca bem e que tem bom passe. É ágil e veloz. Embora seja volante de origem, pode jogar aberto pela direita e até de lateral. No Defensor, muitas vezes atuou improvisado como lateral-direito. Em seu histórico constam muitas convocações para seleções de base.

Tags: mercado defensor uruguai federico gino lucas romero