Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Efetivo nos primeiros jogos, Romero exalta estilo participativo: 'Gosto que a bola passe por mim'

Argentino diz que desde a base ficou conhecido por aparecer bastante nas partidas

postado em 03/03/2016 08:05 / atualizado em 03/03/2016 11:04

Wahington Alves/Light Press

Lucas Romero precisou de pouco tempo de treinamento para ganhar a titularidade no Cruzeiro. A qualidade apresentada pelo argentino nas atividades diárias na Toca da Raposa II e a tranquilidade nos jogos contra Tricordiano (vitória por 1 a 0) e América (empate por 1 a 1) o fizeram ganhar a confiança do técnico Deivid e dos torcedores celestes. Com apenas 21 anos, o ex-volante do Vélez Sarsfield esbanja personalidade nas entrevistas coletivas ao falar sobre seu estilo dentro e fora de campo.

“A verdade é que estou muito feliz e tranquilo com os companheiros e o grupo. Me receberam muito bem. Como disse ontem, estou me adaptando taticamente. E me deram confiança para jogar o meu futebol normalmente. A verdade é que tenho forma dinâmica e agressiva para recuperar a bola. É minha forma de jogar. Eu sempre tento fazer isso para recuperar a bola para a equipe”.

Os números levantados pelo Footstats mostram a boa participação de Romero. Contra Tricordiano e América, ele teve 97,8% de acertos nos passes. Em cada partida, 45 tentativas corretas e apenas uma errada. O aproveitamento positivo tem explicação: o camisa 29 diz que se sente bem quando está com a bola sob domínio:

“É algo que trago das divisões inferiores do Vélez. Sempre tento ser líder do time, conduzir a bola, e gosto que a bola passe por mim, sentir-me participante de cada jogada no ataque, que seja o passe ao meia ou ao atacante. Gosto que a equipe gire, crie situações. Gosto de ter a bola e tentar chegar da forma mais clara ao gol do rival. Estou continuamente procurando a bola, atraio a bola, me movo para o lado esquerdo, para procurar a bola, para encontrar a maneira de chegar (ao gol rival). Como no jogo contra o Tricordiano, o rival anterior, em que a bola chega pela esquerda, vem até mim, abrimos pela direita, há o cruzamento e chegamos ao gol. A defesa estava bem fechada”.

Estilo argentino

Desde os tempos de Vélez, o meio-campista já era conhecido por se apresentar para o jogo. Em edição recente do Campeonato Argentino, Romero se destacou no número de passes ao lado do ex-volante Lucas Bernardi, ídolo do Newell's Old Boys e com período vitorioso no Monaco, da França.

“No Vélez também tenho antecedentes. No futebol argentino, no campeonato de 2013, eu e Lucas Bernardi (do Newell’s) fomos os jogadores com mais passes no futebol argentino. Cheguei a ter 60 passes por jogo, uma quantidade muito alta, e sempre sendo efetivo. Por isso gosto que a equipe tenha confiança em mim, tente sempre me encontrar para me dar a bola e começar a armar o jogo”.

Segundo Lucas Romero, os estilos diferentes entre o futebol brasileiro e o argentino lhe beneficiam entre as quatro linhas. “Aqui no Brasil, todos são muito bons, do goleiro ao atacante. Na Argentina há alguns técnicos, outros nem tanto. Então há sacrifício em algumas partidas. Na Argentina é futebol mais agressivo, de pressão, e no Brasil há mais tempo para jogar. E volante precisa um pouco mais para pensar a maneira de jogar. Me sinto cômodo, gosto do futebol brasileiro. E tento sempre pressionar e recuperar a bola”.

Uma das referências do setor ofensivo do Cruzeiro, o meia-atacante Alisson elogia a evolução de Romero no grupo:

“É um jogador que, apesar de ser jovem, tem bastante tempo como profissional e se dedica muito no meio-campo. Vai crescer muito no Cruzeiro. Conversa bastante comigo, está fazendo amizade comigo. Vai nos ajudar. É um jogador enjoado de passar. Quando você dribla, ele está ali no calcanhar”.

Tags: volante futnacional interiormg seriea participação cruzeiro Lucas Romero